João Pessoa
Feed de Notícias

‘Semana do Servidor’ tem programação cultural e serviços

quarta-feira, 29 de outubro de 2014 - 16:41 - Fotos:  Walter Rafael

Palestras e apresentações culturais abriram a programação da ‘Semana do Servidor’, na manhã desta quarta-feira (29). Estandes oferecendo vários serviços de saúde, cidadania e estética também chamaram a atenção do público presente. As comemorações seguem até esta quinta-feira (30), durante todo o dia, no pátio do Centro Administrativo Estadual. A organização é do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Administração (Sead).

O gerente executivo da Divisão de Pessoas da Sead, Tiago Carvalho, falou sobre o objetivo da ‘Semana do Servidor’. “Ela mostra a importância dos servidores para o governo, pois sem eles a máquina pública não existiria. Também estimulamos a qualidade de vida, à medida que trazemos para um evento como esse as ações sociais e de saúde desenvolvidas pelo próprio poder público, além de serviços de estética. É uma maneira ainda de fazer o entrosamento entre os servidores e a sociedade”, afirmou.

A agente administrativa, Ivanda Guedes, foi uma das servidoras que prestigiou parte da programação do evento, na manhã desta quarta-feira. “É uma forma de sairmos da rotina. Quando ouvi um canto lírico, como ouvi hoje, é como se eu me transportasse para outro lugar, elevando a minha alma e a minha autoestima. Achei ótima a novidade do serviço de cabeleireiro”, comentou.

Para o eletricista Paulo Roberto de Albuquerque, o que mais chamou sua atenção foi a parte educativa da ‘Semana do Servidor’. “Tivemos informação sobre o trabalho desenvolvido com esses cães farejadores. O policial também falou sobre a droga, que é uma verdadeira epidemia nos dias de hoje. Com isso, ficamos mais informados”, comentou. “Todo o dia temos uma mesma rotina e um evento como esse é muito bom porque, ao mesmo tempo, é como se fosse um lazer”, comparou.

Coral e cântico lírico – Durante a primeira manhã da ‘Semana do Servidor’, foi realizada uma demonstração com cães farejadores de drogas. O trabalho de adestramento é desenvolvido pela Polícia Militar. No palco, houve ainda a performance do coral da Escola Ilsa Ribeiro, do Conde. Estudantes do Centro de Artes (Cearte) também fizeram apresentação de cântico lírico.

Além da programação cultural, durante esses dois dias de programação, o servidor terá acesso a vários serviços gratuitos, oferecidos por secretarias estaduais e órgãos parceiros. Assim, nos estandes instalados na área do evento, haverá verificação de pressão arterial, teste rápido de glicemia e imunização contra o vírus influenza.

Profissionais especializados também estão fazendo orientação sobre tabagismo e DST/Aids, com distribuição de material educativo e preventivo. Já por meio do Programa Cidadão, o servidor poderá solicitar uma nova Carteira de Identidade.

Na parte de estética, a instituição parceira Senac está oferecendo, gratuitamente, corte de cabelo, escova e manicure. Há ainda, dentro da área de estética, mais serviços de embelezamento, como designer de sobrancelha, com apoio do Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente (Cendac).

Outra opção é visitar os estandes das ações sociais, que têm a presença de representantes de instituições e organizações sociais como Hospital Padre Zé, SOS Aldeias Infantis e Donos do Amanhã. Na mesma área do evento, está sendo realizada ainda uma exposição do artesanato confeccionado por integrantes do sistema prisional paraibano.