João Pessoa
Feed de Notícias

Semana do Consumo Seguro reúne alunos da rede estadual para debater combate à pirataria

quinta-feira, 17 de setembro de 2015 - 18:24 - Fotos: 

Alunos de cinco escolas da Rede Estadual de Ensino participaram, nesta quinta-feira (17), da Semana do Consumo Seguro, evento realizado por meio de parceria entre o Ministério Público da Paraíba e o Governo do Estado/Secretaria de Estado da Educação (SEE). O objetivo da ação é disseminar informações sobre o combate à falsificação de produtos. O evento foi realizado no auditório da Escola Técnica Estadual de João Pessoa, em Mangabeira.

Para o secretário da Educação, Aléssio Trindade, que participou da iniciativa, esse é um debate importante para o desenvolvimento dos alunos. “Vamos estimular nas escolas a discussão sobre o consumo de produtos originais, algo que vai reforçar a própria segurança dos estudantes, nossos agentes multiplicadores nesse processo”, declarou, complementando que a intenção da SEE é manter contato direto com o Ministério Público com foco neste tema.

Douglas Santos, de 18 anos, é aluno do 2º ano na escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Pedro Aníbal Moura, em Cabedelo. Ele foi um dos estudantes que participaram do evento. “Acho muito interessante saber que os produtos falsificados podem gerar prejuízos pra nós mesmos lá na frente, quem paga pelas consequências somos nós”, disse o aluno.

A ideia do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (MP-Procon) com a Semana do Consumo Seguro é combater o mal pela raiz, investir na educação de jovens que no futuro podem ter um sentimento de repulsa à pirataria. “Nós queremos evitar os acidentes de consumo, que são aqueles gerados por danos que vão além do material”, explicou Juliana Brasileiro, coordenadora de Saúde e Segurança do MP-Procon.

Um concurso de artigo e redação foi lançado para incentivar os jovens a pensar melhor sobre o tema do consumo consciente. Os melhores trabalhos vão ser conhecidos em novembro, durante o 4º Congresso Internacional do Direito do Consumidor, em João Pessoa.