João Pessoa
Feed de Notícias

Semana do Artesão será aberta no próximo sábado, em Campina Grande

quarta-feira, 13 de março de 2013 - 17:33 - Fotos:  José Lins / Secom-PB

O Governo do Estado abre as comemorações da Semana do Artesão no próximo sábado (16), no Shopping Boulevard, em Campina Grande, com uma exposição que vai reunir trabalhos de 153 artesãos de seis municípios paraibanos. Serão expostos trabalhos em couro, cerâmica, brinquedo popular, fibra, madeira, tecelagem, fios, metal, algodão colorido e habilidade manual. A exposição vai até o dia 24 de março e o objetivo principal é valorizar e impulsionar a arte paraibana.

O Dia do Artesão é comemorado em todo o País no dia 19 de março e, no Estado, o evento já é realizado há mais de oito anos, promovido pelo Programa de Artesanato da Paraíba. Participarão da exposição artesãos dos municípios de Campina Grande, Lagoa Seca, Boqueirão, Boa Vista, Juarez Távora e Cabedelo.

De acordo com a gestora do Programa de Artesanato da Paraíba, Ladjane Barbosa, a ideia de festejar a data com uma feira é mais que um presente para o artesão, mas também uma forma de aumentar os lucros dos trabalhadores. “Como todas as outras categorias, os artesãos têm mesmo que comemorar seu dia. O PAP é focado na valorização do artesão e no estímulo à comercialização das peças. Com base nisso, nada melhor do que celebrar o Dia do Artesão com um evento que gere mais emprego e renda para eles. A feira é um sucesso de vendas todos os anos e, com certeza, será bem recebida pelo público campinense mais uma vez”, destacou Ladjane.

O Shopping Boulevard está localizado na Avenida Severino Bezerra Cabral, número 1190, bairro do Catolé, em Campina Grande.

Na Capital – Em João Pessoa, o Dia do Artesão será comemorado no Centro de Artesanato de Tambaú. No dia 19, os 20 lojistas e artesãos que trabalham no Centro participarão de uma palestra sobre os Conceitos do Artesanato e Ícones Paraibanos, proferida pelo curador José Nilton da Silva, presidente da Curadoria do Artesanato Paraibano. O evento começa às 17h e visa fortalecer e divulgar o setor, além de capacitar o público local para melhor atender aos visitantes.

Coordenado pela primeira dama do Estado, Pamela Bório, o Programa de Artesanato da Paraíba atende a mais de cinco mil artesãos, no apoio à divulgação, capacitação e comercialização. O PAP integra a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba (SETDE).