João Pessoa
Feed de Notícias

Semana do Artesão será aberta neste sábado em Campina Grande

sexta-feira, 15 de março de 2013 - 17:59 - Fotos:  José Lins / Secom-PB

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba (Setde) e do Programa de Artesanato da Paraíba (PAP), abre as comemorações da Semana do Artesão neste sábado (16), no Shopping Boulevard, em Campina Grande, com uma exposição que vai reunir vários trabalhos de artesãos paraibanos até o dia 24 de março.

Serão expostos trabalhos em couro, cerâmica, brinquedo popular, fibra, madeira, tecelagem, fios, metal, algodão colorido e habilidade manual de 153artesãos dos municípios de Campina Grande, Lagoa Seca, Boqueirão, Boa Vista, Juarez Távora, Cabedelo, São Sebastião de Umbuzeiro e Ingá.

Coordenado pela primeira dama do Estado, Pâmela Bório, o Programa de Artesanato da Paraíba atende a mais de cinco mil artesãos no apoio à divulgação, capacitação e comercialização.  O Dia do Artesão é comemorado em 19 de março e está inserido neste evento realizado há oito anos.

Para a gestora do Programa de Artesanato da Paraíba, Ladjane Barbosa, o maior apoio aos artesãos é promover a comercialização dos seus produtos. “Com essas feiras mantemos a sobrevivência deles através das vendas de seus produtos, dos contatos que adquirem, bem como das encomendas no pós-feira. Todos os anos temos obtido bons resultados”, explicou a gestora, acrescentando que o momento é uma oportunidade para serem apresentadas tendências e novidades no artesanato contemporâneo e tradicional.

Ainda de acordo com a gestora, outra equipe de artesãos se prepara para participar pelo segundo ano consecutivo da Feira Internacional de Negócios do Artesanato (Finnar), no período de 11 a 22 de abril, no Centro de Convenções, em Brasília. O próximo evento agendado é o Salão do Artesanato da Paraíba, que acontece no mês de junho, em Campina Grande, e neste ano terá como tema o couro. Neste mês de março, 32 artesãos paraibanos também foram representados em uma das maiores feiras do segmento de decoração, design, arte e negócios do Brasil, a 22ª Craft Design, em São Paulo.

Serviço – A Semana do Artesão ficará aberta no horário das 10h às 22h na Praça de Eventos do Shopping Boulevard, localizado na Avenida Severino Bezerra Cabral, nº 1190, bairro do Catolé, em Campina Grande.

Na Capital – Em João Pessoa, o Dia do Artesão será comemorado no Centro de Artesanato de Tambaú. No dia 19, os 20 lojistas e artesãos que trabalham no Centro participarão de uma palestra sobre os Conceitos do Artesanato e Ícones Paraibanos, proferida pelo curador José Nilton da Silva, presidente da Curadoria do Artesanato Paraibano. O evento começa às 17h e visa fortalecer e divulgar o setor, além de capacitar o público local para melhor atender aos visitantes.