João Pessoa
Feed de Notícias

Semana do Artesão é aberta nesta sexta-feira em Campina Grande

quinta-feira, 13 de março de 2014 - 11:15 - Fotos:  Secom-PB

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba (Setde) e do Programa de Artesanato da Paraíba (PAP), abre as comemorações da Semana do Artesão nesta sexta-feira (14), no Shopping Boulevard, em Campina Grande, com uma exposição que vai reunir trabalhos de vários artesãos até o dia 24 de março.

Com a decoração alusiva a Copa do Mundo 2014, os visitantes poderão conferir a variedade da produção artesanal confeccionadas em cerâmica (esculturas, casas regionais, utilitários e peças decorativas), madeira (santos, mamulengos, fachadas de casas, chaveiros, animais e miniaturas), algodão colorido (bonecas de pano, bolsas e carteiras), habilidades manuais (bordados em jogos americanos, colcha, peso de porta, almofadas, luminárias em PVC, bolas de gude, caixas e telas), além dos produtos em couro, brinquedo popular, fibra, metal e fios (tecelagem, renda renascença, macramê, labirinto, crochê e bordado).

Estão envolvidos diretamente 223 de artesãos de cooperativas, associações, grupos familiares e individuais dos municípios de Campina Grande, João Pessoa, São João do Cariri (Sítio Lucas), Borborema, Alagoa Nova, Esperança, Juarez Távora e Serra Redonda.

O artesão João Avelino, natural de Campina Grande, trabalha com couro há 35 anos por meio da produção familiar e já comemora a chegada do evento para o aumento das vendas. “Trabalho com ajuda de irmãos, sobrinhos e parentes para conseguirmos apresentar uma variedade de até 60 itens para os visitantes. Além dessa feira, mantenho um box na Vila do Artesão e, paralelamente, sempre estamos nos preparando para os salões e as encomendas que chegam de todo o Brasil. Devo tudo isso ao Programa de Artesanato da Paraíba e a São José, padroeiro do artesão”, festejou.

Para o artesão Martinho de Araújo, integrante do Grupo de Artesanato em Mandeira “Paulina Diniz”, do município de Lagoa Seca, a Semana do Artesão é um evento esperado no primeiro trimestre do ano. “As vendas são sempre boas e as pessoas se encantam com os santinhos, as casinhas regionais, porta-chaves, chaveiros, mamulengos e tudo que nossa criatividade inventar”, revelou o artesão.

Coordenado pela primeira-dama do Estado, Pâmela Bório, o Programa de Artesanato da Paraíba atende a mais de seis mil artesãos no apoio à divulgação, capacitação e comercialização. O Dia do Artesão é comemorado em 19 de março e está inserido neste evento realizado há nove anos.

Em Brasília Para comemorar a data, uma equipe do PAP irá a Brasília no próximo dia 19 para receber do Ministério do Turismo e da presidente Dilma Roussef a doação de um caminhão-baú para auxiliar o transporte do artesanato nas participações de feiras realizadas em todo o país. “A chegada deste veículo será de grande importância para o artesanato paraibano, pois além de facilitar o transporte de cargas vai facilitar a comercialização e vendas cada vez mais. Este é um compromisso que foi assumido durante uma reunião de coordenações do artesanato dos 27 estados brasileiros realizada na última edição da Fenearte, em Recife”, lembrou a gestora do PAP, Ladjane Barbosa.

Serviço –A Semana do Artesão ficará aberta no horário das 10h às 22h, na Praça de Eventos do Shopping Boulevard, localizado na Avenida Severino Bezerra Cabral, nº 1.190, bairro do Catolé, em Campina Grande.