Fale Conosco

26 de julho de 2012

Semana do Agricultor discute agricultura familiar no interior do Estado



A programação da Semana do Agricultor, aberta na última segunda-feira (23), continua nesta quinta-feira (26), na cidade de Sousa com a Vitrine Tecnológica. O evento acontece na Estação da Emepa, no Projeto de Irrigação Várzeas de Sousa, e é promovido pela Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca da Paraíba (Sedap), com a participação de suas vinculadas.

As comemorações do Dia do Agricultor prosseguem na sexta-feira (27), a partir das 7h, com a Feira Agroecológica, em Remígio, com a participação da Emater. Às 9h, em Campina Grande, haverá reunião especial do Gabinete da Palma, no Instituto Nacional do Semiárido, com a entrega de raquetes de palma resistente à cochonilha do carmim. Também acontecerá, às 11h, em Juarez Távora, visita ao projeto Coep, no assentamento Margarida Maria Alves.

No sábado (28), em Piancó, acontece a Vitrine Tecnológica sobre alimentação animal, partir das 9h, no Parque de Exposição de Animais Elzir Matos, e às 11h, a Exposição de Produtos do Arroz Vermelho.

No domingo (29), em João Pessoa, será realizada a regulamentação da Feira de Animais do Parque de Exposições Henrique Vieira de Melo. Na segunda-feira (30), a programação é a seguinte: visita à fábrica de doces e sucos Doce Mel, visita à Estação de Camaratuba, visita à Tribo Indígena no Litoral Norte, visita à Estação de Energia Eólica de Camaratuba, divulgação do Turismo Rural na Barra de Camaratuba.

A 2ª Feira da Agricultura tem prosseguimento em Campina Grande, no dia 31, Dia do Agricultor, com evento na sede da Emater, tendo como tema “Plantando e Colhendo Frutos na Agricultura Familiar”. O referido evento se propõe a fornecer serviços/ações de inclusão produtiva e social, cidadania, troca de experiência e lazer para as famílias agricultoras.

A Emater de Alagoa Nova, em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Conselho Municipal de Desenvolvimento Regional, com apoio da Prefeitura Municipal, realizou na quarta-feira (25), comemoração alusiva a data. O evento contou com a participação de mais 300 agricultores familiares de todo o município. Na ocasião, ocorreu uma caminhada pela cidade, em seguida foi celebrada uma missa em homenagem aos agricultores, que a partir de agora integra a programação oficial da Festa da Padroeira do município, que é Santa Ana. Após a missa houve uma confraternização, distribuição de mudas pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Município. O evento visa integrar os agricultores familiares das diferentes comunidades do município no evento associado às atividades culturais.