João Pessoa
Feed de Notícias

Semana de Controle de Infecção Hospitalar é aberta no Complexo Clementino Fraga

terça-feira, 20 de maio de 2014 - 08:35 - Fotos: 

O Complexo Hospitalar de Doenças Infecto Contagiosas Dr. Clementino Fraga iniciou, nessa segunda-feira (19), na Capital, o ciclo de palestras que marcam o Dia Nacional de Controle de Infecção Hospitalar, transcorrido no dia 15 deste mês. Até esta terça-feira (20), serão debatidos diversos temas referentes ao Controle de Infecção Hospitalar, para funcionários da instituição, pessoas da comunidade, acompanhantes de pacientes, alunos de instituições de ensino superior e usuários do hospital.

Entre os palestrantes, profissionais do Clementino Fraga, professores de universidades – com títulos de mestrado e doutorado – que podem, através de suas experiências acadêmicas, contribuir para um melhor desenvolvimento da Comissão de Controle de Infecção da Unidade Hospitalar.

Esta é terceira edição do evento. Para o enfermeiro executor da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar da instituição, Cassiano Augusto, todo hospital tem seu risco de infecção e é preciso ficar atento. “Há microorganismos por toda parte e cada unidade tem um perfil de sensibilidade. Nós trabalhamos aqui com uma forma de melhorar o controle de infecção”, explicou.

Entre as palestras, serão debatidos temas como “Acidente ocupacional com perfuro-cortante”; “Imunodeficiência primária” e “Toxificação alimentar”. “Criamos uma estrutura que permite que sejam feitas reflexões e educação continuada sobre controle de infecção hospitalar, durante todo o ano”, salientou Cassiano.

A Comissão Estadual de Controle de Infecção em Serviços de Saúde, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), orienta para que haja uma divulgação do tema em toda Paraíba e as atividades ficam a cargo das comissões de infecção hospitalar de acordo com as necessidades de cada instituição.

Programação

19 de maio

- Abertura da III Semana de Controle de Infecção Hospitalar – 8h30;

- “Todos contra os pequenos invasores” – 9h – Dr. Francisco Bernardino (Médico);

- “Adesão ao tratamento e qualidade de vida em pacientes com HIV/AIDS” – 10h – Drª Ana Cristina (Enfermeira);

-“Acidente ocupacional com Perfuro cortante” – 14h – Drª Lecidâmia Cristina (Enfermeira);

- “Protocolo de Aplicabilidade da Laserterapia em feridas” – 15h – Dr. Harley Delano (Enfermeiro);

- “Imunodeficiência Primária” – 16h – Dr. Ubiratan (Enfermeiro).

20 de maio

- “Toxinfecção Alimentar” – 9h – Drª Aline Vaz Mota (Nutricionista);

- “Boas práticas do laboratório de Microbiologia do CHCF” – 10h – Profª. Adriana Nogueira (Bióloga);

- “CME: O que muda com a RDC 15?” – 14h – Drª Ana Patrícia (Enfermeira);

- “ITU e cateter urinário externo: Um novo desafio para a enfermagem” – 15h – Dr Alfares Andrade (Enfermeiro);

- “Pneumonia associada à ventilação mecânica: Profilaxia e fatores de risco” – 16h – Drª Roberta Marques (Fisioterapeuta);

- Encerramento da III Semana de Controle de Infecção Hospitalar.