Fale Conosco

30 de setembro de 2011

Semana de ações comemora Dia Internacional da Doação de Leite Humano



O Dia Internacional da Doação de Leite Humano, neste sábado (1º), será comemorado na Paraíba com uma semana de ações educativas promovidas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Centro Estadual de Referência para Bancos de Leite Humano Anita Cabral. São atividades em João Pessoa e cidades do interior, como Santa Luzia, Guarabira, Cajazeiras e Bonito de Santa Fé, que terão como foco a sensibilização e homenagem às mães doadoras

A programação começa na próxima segunda-feira (3), a partir das 9h, em praça pública no Centro de Guarabira, com as mães doadoras cadastradas no Banco de Leite Nerijane Claudino da Silva. Haverá entrega de brindes às mães e distribuição de materiais educativos

No mesmo dia, o posto de coleta da cidade de Bonito de Santa Fé, em parceria com o Banco de Leite Humano de Cajazeiras, começará uma série de ações diárias que se prolongarão até o dia 10. Entre as ações, destaca-se a Campanha de Arrecadação de Frascos e Vidros para estocagem do leito doado, em parceria com a Escola Monsenhor Morais, e distribuição de materiais educativos em escolas e bairros. Também está programada uma capacitação para profissionais da saúde

O Instituto Cândida Vargas, em João Pessoa, preparou um “Dia de Beleza”, em parceria com as empresas Boticário e Embelleze, especialmente para as mães doadoras. Além de receberem brindes e tratamentos de beleza, elas participarão de um coffee break preparado pela instituição com o apoio de docerias da cidade.

O Hospital da Polícia Militar General Edson Ramalho, também na Capital, realizará ações internas voltadas para as mães doadoras de leite durante os dias 3, 4 e 5 de outubro. Uma programação especial ainda acontecerá no Hospital Universitário Lauro Wanderley, no dia 6, com ações de conscientização e sensibilização das mulheres gestantes e parturientes.

No dia 10, em João Pessoa, o Banco de Leite Humano Anita Cabral receberá a visita dos alunos do Colégio GEO, que farão a doação de quatro mil vidros para estocagem das doações. O material foi coletado durante gincana escolar. Durante a visita, os alunos conhecerão as instalações e o processo de armazenamento e conservação do leite humano e  saberão como é utilizado para salvar a vida das crianças.

Durante a semana da criança, de 10 a 14 de outubro, o Hospital Sinhá Carneiro, em Santa Luzia, também fará ações educativas e de sensibilização com gestantes e mães doadoras.

Coletas na Paraíba – Em todo o Estado, são arrecadados, em média, 400 litros de leite por mês, com 300 mães doadoras. Contudo, por mês chegam a ser atendidas 400 crianças receptoras, que demandam aproximadamente 8 litros de leite por internação.

A rede conta com seis bancos de leite – dois em João Pessoa e um em Campina Grande, Guarabira, Patos e Cajazeiras – e 17 postos de coleta em João Pessoa (9), Campina Grande (3), Sousa, Bonito de Santa Fé, Solânea, Itabaiana e Santa Luzia. Os quatro últimos foram inaugurados no mês de agosto, durante a Semana Mundial de Aleitamento Materno.

“É bom lembrar que, ao contrário do que se pensa, a doação estimula a produção de mais leite para o bebê. Além disso, a doação muitas vezes é um alívio para as mães que produzem mais leite do que seu filho pode beber, livrando incômodos como dores e inchaços”, argumentou Thaíse Ribeiro.

A coleta já está aumentando gradativamente, com a abertura dos novos postos de coleta, ampliação do matriciamento, palestras de divulgação e ampliação dos serviços. “Nossa preocupação no momento é aumentar a quantidade de vidros para estocar o leite que está sendo coletado”, observou a diretora do Centro Estadual de Referência para Bancos de Leite Humano Anita Cabral, Thaíse Ribeiro.

Doações – Podem doar leite as mães que estiverem amamentando e forem sadias. As mães interessadas em doar parte de seu leite podem entrar em contato com o Banco de Leite Anita Cabral pelo telefone 3215-6047, informando o endereço, para receberem a visita de uma equipe multidisciplinar com médico pediatra, ginecologista e um psicólogo.