Fale Conosco

19 de outubro de 2016

Semana da Alimentação Saudável encerrada no Ponto de Cem Réis



19 10 16 Semana da Alimentação no Ponto de Cem Reis Foto Alberto Machado 6 270x191 - Semana da Alimentação Saudável encerrada no Ponto de Cem RéisO Governo do Estado, por meio da Câmara Intersecretarial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan-PB), em parceria com o Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea-PB), encerra nesta quarta-feira (19) a série de atividades da Semana da Alimentação Saudável realizada no Ponto Cem Réis para lembrar o Dia Mundial da Alimentação, que transcorreu no domingo (16). Neste ano, o tema da Semana da Alimentação é “Garantir a Sustentabilidade da Paraíba com Segurança Alimentar e Nutricional”.

Durante o evento, os visitantes tiveram a oportunidade de adquirir informações e conhecer experiências exitosas de diversas secretarias e órgãos do Estado, com a presença de técnicos que permaneceram todo tempo no local. A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e outras instituições fizeram parte da ação.19 10 16 Semana da Alimentação no Ponto de Cem Reis Foto Alberto Machado 10 270x191 - Semana da Alimentação Saudável encerrada no Ponto de Cem Réis

Vendas de produtos da agricultura familiar, como bolos, doces caseiros, mel de abelha, ovos caipiras, artesanato condicionado com a matéria-prima do caqueiro, oficinas de culinária alternativa e de compostagem, exposição do artesanato paraibano, avaliação nutricional /índice de massa corporal, distribuição de mudas frutíferas, rodas de conversas educativas sobre o tema, demonstração em aquários de peixes foram algumas das atividades realizadas durante a Semana da Alimentação Saudável. Também foram apresentadas inúmeras atrações culturais como a Banda da Polícia Militar, Projeto Prima, Grupos de danças da Funad, UFPB, apresentação de grupo de teatro e outros.

19 10 16 Semana da Alimentação no Ponto de Cem Reis Foto Alberto Machado 13 270x191 - Semana da Alimentação Saudável encerrada no Ponto de Cem RéisA enfermeira Lívia Manuela Margues, visitante da feira, considerou um lugar interessante, para se encontrar diversas informações que fortalecem a maneira alternativa para se alimentar. “Essas feiras nos trazem informações e ensina para nós, que não temos tempo e nem o hábito de comer comida saudável. Ela vem nos enriquecer e nos fazer ter um novo olhar, mostrando que os alimentos orgânicos vai nos trazer uma vida saudável”, afirmou.

A secretária executiva da Segurança Alimentar e Economia Solidária, Ana Paula Almeida, comentou que esse espaço é um momento importante dessa política após a conclusão do Plano Estadual de SAN. “Essa é uma ação de planejamento, e que nos traz uma reflexão do que estamos comendo, que tipo de alimentos a gente escolhe para por na nossa mesa, sobretudo, uma ação pra além dos Governos, quando convidamos a sociedade civil e organizações para estarem expondo os seus trabalhos. Essa é uma forma de dizer que precisamos avançar mais, e que a gente precisa de maneira permanente fazer atividades mais coletivas para a superação da insegurança alimentar”, afirmou.

 

19-10-16 Semana da Alimentação no Ponto de Cem Reis - Foto- Alberto Machado  (19) Feira-cem-reis-fotos-claudia-belmont (49) 19-10-16 Semana da Alimentação no Ponto de Cem Reis - Foto- Alberto Machado  (4)