João Pessoa
Feed de Notícias

Semana da Alimentação Saudável encerrada no Ponto de Cem Réis

quarta-feira, 19 de outubro de 2016 - 17:39 - Fotos:  Alberto Machado/Claudia Belmont

O Governo do Estado, por meio da Câmara Intersecretarial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan-PB), em parceria com o Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea-PB), encerra nesta quarta-feira (19) a série de atividades da Semana da Alimentação Saudável realizada no Ponto Cem Réis para lembrar o Dia Mundial da Alimentação, que transcorreu no domingo (16). Neste ano, o tema da Semana da Alimentação é “Garantir a Sustentabilidade da Paraíba com Segurança Alimentar e Nutricional”.

Durante o evento, os visitantes tiveram a oportunidade de adquirir informações e conhecer experiências exitosas de diversas secretarias e órgãos do Estado, com a presença de técnicos que permaneceram todo tempo no local. A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e outras instituições fizeram parte da ação.

Vendas de produtos da agricultura familiar, como bolos, doces caseiros, mel de abelha, ovos caipiras, artesanato condicionado com a matéria-prima do caqueiro, oficinas de culinária alternativa e de compostagem, exposição do artesanato paraibano, avaliação nutricional /índice de massa corporal, distribuição de mudas frutíferas, rodas de conversas educativas sobre o tema, demonstração em aquários de peixes foram algumas das atividades realizadas durante a Semana da Alimentação Saudável. Também foram apresentadas inúmeras atrações culturais como a Banda da Polícia Militar, Projeto Prima, Grupos de danças da Funad, UFPB, apresentação de grupo de teatro e outros.

A enfermeira Lívia Manuela Margues, visitante da feira, considerou um lugar interessante, para se encontrar diversas informações que fortalecem a maneira alternativa para se alimentar. “Essas feiras nos trazem informações e ensina para nós, que não temos tempo e nem o hábito de comer comida saudável. Ela vem nos enriquecer e nos fazer ter um novo olhar, mostrando que os alimentos orgânicos vai nos trazer uma vida saudável”, afirmou.

A secretária executiva da Segurança Alimentar e Economia Solidária, Ana Paula Almeida, comentou que esse espaço é um momento importante dessa política após a conclusão do Plano Estadual de SAN. “Essa é uma ação de planejamento, e que nos traz uma reflexão do que estamos comendo, que tipo de alimentos a gente escolhe para por na nossa mesa, sobretudo, uma ação pra além dos Governos, quando convidamos a sociedade civil e organizações para estarem expondo os seus trabalhos. Essa é uma forma de dizer que precisamos avançar mais, e que a gente precisa de maneira permanente fazer atividades mais coletivas para a superação da insegurança alimentar”, afirmou.

 

19-10-16 Semana da Alimentação no Ponto de Cem Reis - Foto- Alberto Machado  (19) Feira-cem-reis-fotos-claudia-belmont (49) 19-10-16 Semana da Alimentação no Ponto de Cem Reis - Foto- Alberto Machado  (4)