João Pessoa
Feed de Notícias

Semana da Agricultura realiza atividades em Itaporanga

terça-feira, 23 de julho de 2013 - 10:31 - Fotos:  José Lins/Secom-PB

As atividades da Semana da Agricultura prosseguem, nesta terça-feira (23), no Vale do Piancó, na cidade de Itaporanga, onde o Governo da Paraíba realiza exposição sobre as pesquisas com a palma resistente e os blocos nutricionais para alimentação animal. Na ocasião, haverá degustação de produtos derivados do leite e exibição de caprinos e ovinos da Emepa. Neste ano, cada empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap) realiza uma ação no interior. O evento tem como tema “A Paraíba faz inclusão produtiva”.

Até o próximo domingo (28), vão ser realizadas diversas ações em todas as regiões do estado e também em João Pessoa. “A Sedap e as vinculadas estão à frente do evento, de maneira que cada uma contribua para este projeto maior que é mostrar à sociedade o desenvolvimento rural e o potencial agrícola do nosso estado”, explica o secretário da Sedap, Marenilson Batista.

Nesta quarta-feira (24), as ações chegam ao Sertão, no município de Juru, onde o Interpa fará a entrega de 200 títulos definitivos de propriedade para agricultores familiares. Também haverá, nas ruas da cidade, uma atividade da campanha de trânsito “Pista não é Pasto”, realizada pela Sedap em parceria com o Detran, Polícia Rodoviária Federal e prefeituras, para sensibilizar os produtores a não deixarem seus animais soltos perto de rodovias e evitar acidentes.

Já a Empasa vai distribuir mudas de plantas e alevinos no Centro da cidade de Areia, no Brejo paraibano, nesta quinta-feira (25). Também haverá atividades culturais no coreto, no colégio PIO XII, além de degustação do “Baião de Dois” que é processado no programa social da empresa.

2º Salão da Agricultura – As atividades da semana se concentram a partir da noite da quinta-feira (25), em João Pessoa, no final da Avenida Epitácio Pessoa, em frente ao busto de Tamandaré, para a realização do 2º Salão da Agricultura. Este ano, o Salão tem como tema “A Paraíba Produz Alimento Saudável” e promove a visibilidade das práticas agroecológicas já existentes no estado e a interação da sociedade com esses produtos, por meio da Feira da Agricultura Familiar que integra a programação.

Trazer a agricultura para o meio urbano também é um das propostas do Salão. Vão ser disponibilizadas oficinas gratuitas de horticultura em pequenos ambientes, jardinagem (bonsai e arranjos florais), alimentação saudável e cuidados com animais domésticos. As inscrições, que começaram nesta segunda-feira e seguem até a quinta-feira, podem ser realizadas através da página da Sedap, no portal do Governo do Estado. O endereço é http://paraiba.pb.gov.br/ecosistema/semana_da_agricultura/.