Fale Conosco

15 de maio de 2013

Semana cultural terá primeira edição do festival ‘Zé Lins Emdança’



Estão abertas, até o dia 24 de maio, as inscrições para a primeira edição do festival ‘Zé Lins Emdança’, evento que integra as comemorações dos 112 anos de nascimento de José Lins do Rego. Este ano, a Semana Cultural acontece de 4 a 7 de junho, na escola estadual que tem o nome do paraibano autor de “Menino de Engenho”. Podem se inscrever artistas de dança individuais ou grupos para apresentações de coreografias curtas que tenham relação com o escritor, seja a partir de sua obra, biografia, curiosidades ou criação temática.

As performances devem ter duração mínima de 5 minutos e máxima de 10 minutos, prevendo inclusive a praticidade da obra, de modo a não provocar atraso na atração seguinte. Serão selecionadas até três propostas de dança entre as inscrições efetuadas. As escolhidas vão se apresentar dentro do período de realização da Semana Cultural José Lins do Rego e recebem prêmios de R$ 1.000 cada, sem distinção de colocação.

As propostas devem ser enviadas até o próximo dia 24 e a eliminatória acontece no dia 31 deste mês, a partir das 18h, na Escola Estadual Escritor José Lins do Rego, localizada no bairro Cristo Redentor. O local das apresentações vai disponibilizar linóleo, som para atender às necessidades básicas do evento e os grupos selecionados só podem contar com a estrutura técnica existente e disponibilizada para o evento.

Os bailarinos e ou grupos podem inscrever uma ou mais propostas, mas somente uma será selecionada para participação no evento. No ato da inscrição o proponente deve apresentar ficha de inscrição devidamente preenchida; resumo da proposta a ser apresentada; tempo de duração da apresentação; nomes dos integrantes da apresentação, incluindo técnicos; necessidades técnicas para apresentação, desde que se enquadrem dentro dos recursos oferecidos; resumo de currículo do intérprete ou grupo; informações de documentos pessoais (conforme preenchimento da ficha de inscrição), bem como endereço de domicílio.

Os critérios de escolha para os três premiados vão levar em conta as pontuações nos seguintes itens: originalidade da proposta, aspectos reveladores e interpretação, bem como a consonância entre os elementos cênicos, figurino, música e iluminação. A ordem de apresentação vai ser definida por meio de sorteio. A Funesc não se responsabiliza com despesas de passagens, traslado, alimentação ou hospedagem.

Não são permitidas inscrições de propostas de funcionários que tenham vínculo com órgãos do Estado, seja diretor, coreógrafo ou bailarino. Por se tratar de evento com caráter comemorativo, não serão selecionadas propostas cuja concepção possa denegrir a imagem ou memória do homenageado.

A Seleção das três propostas entre os inscritos será feita por uma comissão formada por profissionais da Funesc e da Secult, sendo dois de dança e um de teatro.

As propostas para inscrição deverão ser feitas via postal, por email ou pessoalmente, para o seguinte endereço: Fundação Espaço Cultural da Paraíba, (DDAC – Coordenação de Dança da Funesc, localizada na rua Abdias Gomes de Almeida, 800, CEP: 58.042-100 – João Pessoa – PB; e-mail: zelins.emdança@funesc.pb.gov.br.

Serviço:

Inscrições para o 1º Festival Zé Lins Emdança

Edital e ficha de inscrição: www.funesc.pb.gov.br/cultura

Data de inscrição: até 24 de maio