Fale Conosco

20 de março de 2012

Sejel convoca escolas para apresentar calendário dos Jogos Escolares



A Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) vai apresentar, nesta quinta-feira (22), o calendário dos Jogos Escolares e Paraescolares 2012. Para isso, está convocando todos os coordenadores das escolas da 1ª Região de Ensino (João Pessoa, Bayeux, Cabedelo, Santa Rita, Conde e Cruz do Espírito Santo) para participar da reunião, que será realizada no auditório do Colégio Motiva.

Segundo o secretário executivo José Marco, é importante que cada escola ou entidade envie um representante para a reunião. “Já comunicamos às escolas e entidades que trabalham com o para-desporto sobre a necessidade de comparecer à reunião. Lá, serão passadas as melhorias e as últimas informações com relação aos jogos”, disse.

Os Jogos da 1ª Região serão realizados no período de 10 a 26 de maio (12 a 14 anos) e entre 20 de setembro e 6 de outubro (15 a 17 anos). As modalidades oferecidas são: atletismo, basquete, futebol, futsal, handebol, judô, natação, tênis de mesa, voleibol, xadrez, ciclismo, taekwondoo e badminton. As modalidades de luta olímpica, bicicross, boxe e vôlei de praia são a novidade deste ano.

“Como as Olimpíadas Escolares, que são organizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro, inseriu o vôlei de praia e a luta olímpica, tivemos que trabalhar para tê-las no calendário dos nossos jogos”, explicou o secretário Fábio Maia. Segundo ele, a implantação do boxe e do bicicross nos Jogos Escolares e Paraescolares 2012 ajudam a divulgar as modalidades no Estado. “As outras duas modalidades nos jogos ajudam a fomentar novos talentos e a aumentar o número de alunos que podem se interessar por elas”, disse.

Paraescolares – As modalidades oferecidas neste ano para os Jogos Paraescolares serão: atletismo, natação, judô, tênis de mesa, bocha, vôlei sentado, goalball, futebol de cinco e futebol de sete. 

Etapa Estadual – As etapas estaduais, que vão reunir os campeões de cada regional de ensino, serão realizadas entre os dias 3 e 25 de agosto, em Patos, para os alunos entre 12 e 14 anos. Já os jogos que envolvem os alunos de 15 a 17 anos acontecerão no período de 16 de outubro a 9 de novembro, em Campina Grande. As escolas vencedoras nessas etapas estarão automaticamente classificadas para as Olimpíadas Escolares Brasileiras, que serão realizadas em Poços de Caldas e Cuiabá, no último trimestre de 2012.