Fale Conosco

19 de setembro de 2011

Seis ilhas temáticas abrem programação cultural nesta terça-feira



A partir desta terça-feira (20), as atividades da Semana Nacional de Trânsito passam a se concentrar na Praça do Povo do Espaço Cultural, em João Pessoa. No local, serão montadas seis ilhas temáticas onde as mensagens de educação para o trânsito serão transmitidas através da dança, da música, do hip hop, da cultura popular, do cinema e do circo.

O público vai circular pela Praça do Povo participando das apresentações, que serão sequenciadas. Cada circuito tem a duração média de 1h30. O evento, que se estende até o dia 25, foi aberto no último domingo (18) pelo governador em exercício Rômulo Gouveia, no município de Areia, passando também por Campina Grande.

A programação desta terça-feira começa às 10h com a entrega dos certificados para os alunos concluintes do Curso Teórico-Técnico de Trânsito do Colégio da Polícia Militar. A cerimônia será no Cine Bangüê. À tarde, às 15h, haverá a primeira apresentação do circuito das ilhas temáticas.

De quarta a sexta-feira, serão realizados dois circuitos diários – um às 9h e outro às 15h. No sábado, haverá apenas uma sessão, às 17h, seguida de show da dupla Paulo Sérgio e Daniel, no Teatro de Arena, com entrada gratuita. No domingo (24), a banda Paralamas do Sucesso fará o show de encerramento na Praça do Povo do Espaço Cultural. A entrada é 1 kg de alimento não perecível. A retirada dos ingressos só será feita a partir do sábado (24), na recepção da Funesc.

A Divisão de Educação para o Trânsito do Detran agendou a visita de alunos de  escolas públicas e particulares para as apresentações.

Além do circuito das ilhas temáticas haverá apresentações de teatro de rua com o espetáculo itinerante “Cordel do Carro Encantado”. Na quarta-feira (21), o palco será o Ponto Cem Réis. Na quinta-feira (22), a peça será apresentada na Praça da Paz (Bancários). Em Patos e Pocinhos, o espetáculo se apresenta em praça pública nos dias 23 e 24, respectivamente.

 

Segundo o Superintendente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) , Rodrigo Carvalho, o apoio cultural da Funesc foi a forma encontrada para educar para o trânsito através da arte, valorizando a cultura, os atores paraibanos e incentivando a produção de espetáculos locais.

Ele também lembrou que pela primeira vez o Detran da Paraíba  estende as atividades da Semana Nacional de Trânsito para outras cidade, considerando que a campanha só acontecia em João Pessoa e Campina Grande.

O Detran também estará utilizando as redes sociais para divulgar as ações da  Semana Nacional de Trânsito fazendo com que a campanha ganhe uma dimensão que jamais foi atingida em outras atividades educativas. Durante a Semana Nacional de Trânsito, as informações poderão ser acessadas através endereço eletrônico www.facebook.com/detrangovpb.

Circuito das ilhas temáticas – tempo total 1h30

1ª Ilha- Dança

Os passos da dança contemporânea norteiam o espetáculo “Em Trânsito” que aborda a importância do uso obrigatório do cinto de segurança e as conseqüências do não uso. Composta por 4 músicas o número completo tem duração de 16 minutos e é a primeira a se apresentar dentro do roteiro do circuito das 6 ilhas que formam a parte artística educativa da Semana do Transito montada  na Praça do Povo da Funesc. Duração: 15 minutos.

2ª Ilha – Circo

Na ilha de circo, os artistas apresentarão a peça “Bebê Carona”. Envolvendo o universo circense com toda a sua magia e humor, a performance mostrará uma ocasional ida da família à praia em um domingo ensolarado. No meio do caminho, eis que aparece um mau motorista que não respeita as leis de trânsito. O desenrolar da trama mostra a importância do uso da cadeirinha do bebê, buscando conscientizar os pais, fazendo com que o mau motorista reconheça seu erro e mude sua atitude em relação à vida. Com consciência, humor e graça os artistas Odessio Cabeça e Kleber Marone, com seus truques e números de circo, juntam-se à Família Los Iranzi para esta aventura de fazer valer a lei do uso da cadeirinha para as crianças no banco traseiro do carro. Duração: 15 minutos.

3ª Ilha – Cinema

Na ilha de cinema da Semana de Trânsito haverá apresentação de um vídeo educativo alertando sobre a importância do uso do capacete para motociclistas, os perigos da combinação entre drogas e direção e a importância da atuação das blitze.  Nas sessões, haverá a participação de dois monitores que receberão as escolas e apresentarão o documentário, um no turno da manhã e outro à tarde. Duração: 15 minutos.

4ª Ilha – Cultura Popular

A programação da ilha de cultura popular nesta terça-feira (20) conta com apresentação do cantor Escurinho acompanhado pelo guitarrista Alex Madureira com seus cocos e emboladas. Na quarta-feira (21), quem se apresenta é o repentista Oliveira de Panelas, nas sessões das 9h e 15h. Ele fará outra apresentação na sexta, pela manhã. Na quinta-feira, Escurinho fará apresentações pela manhã e à tarde. Na sexta à tarde e sábado à tarde, a estação de cultura popular será animada pela Tribo Tupi Guarany (agremiação carnavalesca). A tribo fará apresentação de folguedo popular. Todos os grupos trabalharão a partir do slogan do Denatran, desenvolvendo temas como uso do cinto de segurança nos bancos dianteiros e traseiros, conscientização sobre o uso de celular ao volante e consumo de bebidas alcoólicas antes de dirigir, respeito à faixa de pedestre, uso do capacete e equipamentos essenciais de segurança. Duração: 15 minutos.

5ª IlhaHip-hop

O gênero foi escolhido por ser algo genuinamente urbano, portanto, dentro da sistemática do trânsito e dos cuidados necessários para evitar acidentes. Através de uma instalação multimídia com carros batidos interagindo com os elementos da cultura do hip-hop com projeções, será realizada performance com grafitagem  nos  carros, enquanto um DJ realizará a discotecagem. O MC manda a mensagem de não violência no trânsito ao mesmo tempo que dançarinos de break se apresentam. De forma direta e artística se faz menção ao trânsito, onde muitas coisas acontecem ao mesmo tempo. Assim, o espectador será colocado no lugar do motorista, vendo tudo acontecer ao mesmo tempo e continua seu caminho tranquilo. O estande contará com a presença do Coletivo Interativo do Circo (CIC) fazendo o break dance, os graffiteiros G2, Ross Tavares, Cyber, Persect e Giga Brow na graffitagem, o DJ Til Dal na discotecagem e o MC Essyaga como mestre de cerimônia. Duração: 15 minutos.

6ª Ilha – Música

A ilha de música contará com performance do grupo Varadouro Groove Orchestra. São seis baterias, guitarra, baixo e metais. O foco da apresentação será percussivo onde os 11 músicos que integram o projeto executarão músicas voltadas para a temática do trânsito e com enfoque voltado para o slogan “Pare, pense, mude!”, seguindo a proposta do Denatran. As apresentações do grupo começam na tarde de terça-feira (20) e seguem até o sábado (24). Duração: 15 minutos.

 

Serviço:

Semana Nacional do Trânsito

Data: 18 a 25 de setembro

Hora: atividades diárias às 9h e 15h, com agendamento prévio para grupos escolares

Local: Fundação Espaço Cultural

 

Shows abertos ao público

 

Paulo Sérgio e Daniel

Data: 24/09 (sábado)

Hora: 20h

Local: Teatro de Arena

Entrada: Gratuita

 

Paralamas do Sucesso

Data: 25/09 (domingo)

Hora: 20h

Local: Praça do Povo

Entrada: 1kg de alimento não perecível