João Pessoa
Feed de Notícias

Segurança recebe reconhecimento do IFPB pelo incentivo à criação do aplicativo SOS Cidadão

sexta-feira, 1 de dezembro de 2017 - 15:58 - Fotos: 

O secretário da Segurança e da Defesa Social da Paraíba, Cláudio Lima, participou de solenidade realizada pelo Instituto Federal da Paraíba (IFPB), na manhã desta sexta-feira (1), em reconhecimento pelo incentivo da pasta, da Polícia Militar da Paraíba e da Unimed para criação do aplicativo “SOS Cidadão”, desenvolvido pelo aluno do Campus João Pessoa, Éder Pires, que também é policial militar.

O aplicativo criado pelo discente ganhou o primeiro lugar na Mostra Tecnológica do IFPB, realizada durante o II Simpósio de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Simpif). O instrumento amplia o atendimento do Ciop, que antes era realizado unicamente pelo número 190, e desde março deste ano está disponível em aplicativo para celular.

O secretário Cláudio Lima agradeceu ao IFPB o reconhecimento concedido. “O instituto tem uma missão belíssima e uma visão de promover o bem da sociedade, através da educação. Só temos que agradecer por este momento”, destacou, explicando ainda que o SOS Cidadão auxilia no enfrentamento ao problema dos trotes. “Com o sistema, há um cadastro, uma averiguação prévia e só depois é possível usar o aplicativo”, pontuou.

“O Ciop de João Pessoa concentra 70% da base operacional do Estado. Cerca de 100 mil ligações são atendidas por mês e, dessas, 80% são chamadas indevidas, o que dificulta o contato do cidadão com a polícia e o corpo de bombeiros. Com o aplicativo, esse número se reduz. Temos atualmente 3,5 mil pessoas cadastradas e já conseguimos realizar apreensões de drogas, prisão de foragidos”, acrescentou o tenente coronel Arnaldo Sobrinho.

O reitor do IFPB, Nicácio Lopes, frisou a importância do aplicativo para salvar vidas. “Ideias como essa são importantíssimas, pois unem parceiros que possuem propósito de salvar vidas, através do combate à criminalidade, que representa um grande desafio atualmente”, afirmou.

Ainda participaram do evento, que aconteceu na reitoria do IFPB, o coronel Júlio César, coordenador do Centro Integrado de Operações (Ciop) no Estado, o presidente do Conselho de Administração da Unimed, Demóstenes Cunha Lima; o assessor de Desenvolvimento Humano da Unimed, Gláucio Nóbrega; e o aluno Éder Pires e do seu pai Francisco Batista; além do diretor de Inovação Tecnológico, Maxwell Amaral e da professora Damires Fernandes.