João Pessoa
Feed de Notícias

Secretaria de Segurança realiza palestra para juízes recém-empossados

sábado, 4 de agosto de 2012 - 18:05 - Fotos: 

Um encontro que teve como objetivo integrar e harmonizar cada vez mais o trabalho realizado entre o Poder Judiciário e Segurança Pública aconteceu na tarde de sexta-feira (3) na Escola Superior de Magistratura (Esma). O titular da Secretaria da Segurança e da Defesa Social (Seds), Cláudio Lima, e os delegados regionais da Polícia Civil do Estado foram apresentados aos 21 juízes de comarcas empossados no dia 13 de julho.

Para contribuir com o trabalho dos novos magistrados, que começam a atuar ainda este mês, os delegados apresentaram um panorama da Segurança Pública do Estado nas suas respectivas regiões. O secretário Cláudio Lima, por sua vez, proferiu uma palestra sobre a importância do Poder Judiciário atuar de maneira harmônica com a Polícia e apresentou os índices criminais da Paraíba.

“A integração não só entre as polícias, mas entre estas e os outros órgão que constituem essa grande rede de proteção ao cidadão é um dos pilares dessa gestão. Os novos juízes chegam com muita vontade de fazer o melhor e estamos aqui para ajudá-los, apresentando o cenário da segurança no nosso Estado, transmitindo a nossa experiência e colocando que esse esforço conjunto tem rendido bons frutos no Estado, com a redução significativa dos índices criminais”, disse Cláudio Lima. O secretário disponibilizou aos juízes a estrutura de formação oferecida aos policiais pela Seds. “Podemos oferecer aos magistrados, por exemplo, uma noção de Inteligência”, complementou.

O juiz Gustavo Procópio, que coordena o curso de formação inicial dos magistrados na Esma, explicou que representantes de vários órgãos, a exemplo da Seds e Ministério Público estão sendo convidados para ministrarem palestras para os novos juízes dentro da disciplina ‘Vivência Judiciária’.  A formação inicial dos magistrados é realizada em dois meses, mas durante dois anos (estágio probatório) eles terão aulas na Esma.

“A Escola Superior de Magistratura, com o apoio do presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, Abraão Lincoln, do desembargador Saulo Benevides, diretor na Esma, está formando juízes conscientes da importância de se estreitar os laços com os outros órgãos porque os trabalhos são independentes, mas se complementam. Eles têm muito conhecimento teórico, mas precisam conhecem a realidade na qual irão atuar. Palestras como a oferecida pela Seds são fundamentais”, analisou Gustavo Procópio.