João Pessoa
Feed de Notícias

Segurança realiza ‘Operação Semana Santa 2012’ durante feriadão de Páscoa

quarta-feira, 4 de abril de 2012 - 12:16 - Fotos:  Secom-PB

Mais de seis mil policiais civis, militares e bombeiros militares vão fazer a segurança da população durante os quatro dias de feriado prolongado no Estado. O plano de ação da “Operação Semana Santa 2012” foi apresentado na manhã desta quarta-feira (4), durante solenidade na Praça Dom Adauto, no Centro da Capital, que reuniu o secretário da Segurança e da Defesa Social, Cláudio Lima, o comandante geral da Polícia Militar, coronel Euller Chaves, o comandante do Corpo de Bombeiros, Jair Carneiro, entre outras autoridades policiais.

Da zero hora desta quinta-feira (5) até a meia noite do Domingo de Páscoa, a polícia vai intensificar as abordagens a pessoas e veículos, vistorias em bares e outros locais propícios à situação de vulnerabilidade social, além de garantir a segurança no trânsito para garantir o cumprimento da Lei Seca.

De acordo com o secretário Cláudio Lima, o objetivo da ação integrada é prevenir e combater a criminalidade, presevando a paz social no Estado. “ Os números mostram um aumento da criminalidade até mesmo nesse período de Semana Santa, onde deveria prevalecer a religiosidade, por isso, preparamos um plano especial para reforçar a segurança e garantir tranquilidade para a população”, afirmou.

A Polícia Militar vai utilizar todas as modalidades de policiamento a pé, motorizado, canil, choque, Batalhão Ambiental, Ciclo Patrulha, Rádio Patrulha, Gate, Cavalaria, Companhia Especializada de Atendimento ao Turista (Ceatur), entre outras. Além das delegacias distritais e municipais de plantão, a Polícia Civil vai manter o atendimento 24 horas nas especializadas da Capital e no Grupo de Operações Especiais (GOE).

Também continuam disponíveis durante o feriado o Disque Denúncia (197), que atende a população recebendo denúncias anônimas, com total sigilo e de forma gratuita, e o serviço da Delegacia Online (www.delegaciaonline.pb.gov.br), para os casos de ocorrências simples, sem violência.

Durante a operação, serão executadas, ainda, ações permanentes estabelecidas pelo Plano Operacional de Segurança Pública 2012, a exemplo da Operação Sossego, que coibe a poluição sonora; Operação Saturação, com a ocupação da polícia nos locais onde houver registro de homicídio ou tentativa de homicídio; Operação Repressão ao Crack, que consiste no combate permanente ao tráfico desse e outros entorpecentes, entre outras ações preventivas.