João Pessoa
Feed de Notícias

Segurança promove Dia de Combate ao Estresse em Patos

quinta-feira, 13 de setembro de 2012 - 11:09 - Fotos: 

O Núcleo de Prevenção e Gerenciamento do Estresse, da Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social, em parceria com a Delegacia Especializada da Mulher de Patos realiza nesta sexta-feira (14) o Dia de Combate ao Estresse na cidade.

Serão realizadas palestras voltadas à promoção da saúde e bem-estar dos policiais civis, militares, bombeiros militares e demais servidores que integram os órgãos operativos da Segurança Pública.

De acordo com a psicóloga Guia Lucena, gestora do Núcleo de Prevenção, o objetivo é disseminar atitudes que possam prevenir o estresse pessoal e ocupacional, alertando sobre os riscos de doenças físicas ou psíquicas ocasionadas pelo estresse.

“É um incentivo aos profissionais de Segurança Pública a reverem e mudarem os estilos de vida, cuidando da parte física e alimentar, bem como adotando mudanças no seu cotidiano de modo a diminuir o estresse e proporcionar bem estar melhorando assim a qualidade de vida”, explicou a psicóloga.

Programação – O evento começa às 9h, no auditório de Direito da FIP – Faculdades Integradas de Patos e segue até o meio dia. Entre os palestrantes estão o instrutor de Defesa Pessoal da Academia Nacional de Polícia Federal e Bacharelando em Educação Física, George Washington Oliveira de Araújo, a nutricionista Lusiana Nuuara Xavier de Lucena, a fisioterapeuta Rejane Maria Lima de Araújo e a psicóloga da SEDS, Guia Lucena.

Em Patos, o evento tem a coordenação da delegada Tâmara Lenina Xavier de Lucena. “Estamos nos empenhando para fazer um evento que traga resultados significativos na qualidade de vida dos nossos profissionais de segurança pública e para isso contamos com o engajamento de todos”, afirmou a delegada.

Entre os problemas ocasionados pelo estresse estão: dores de cabeça, dores musculares, insônia, alergias, gastrite, dermatoses, esgotamento físico, doenças cardiovasculares, queda de cabelo, entre outros. No campo da psicologia, os efeitos podem ser apatia, memória fraca, tiques nervosos, desmotivação, irritabilidade, autoritarismo, emotividade acentuada, ansiedade.

Sobre o Núcleo – O Núcleo de Prevenção e Gerenciamento do Estresse, da Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social, funciona na Policlínica da Polícia Militar, localizada na Rua da Areia, S/N, no Centro da Capital. As atividades desenvolvidas pelo Núcleo visam sensibilizar os policiais e demais servidores da Seds quanto à importância da prevenção, diagnóstico e gerenciamento do estresse.

A Secretaria de Segurança Pública está entre as instituições estaduais que se preocupam com o bem-estar nas relações de trabalho, com efetiva participação no combate ao estresse e na busca pela qualidade de vida dos profissionais de segurança do Estado.