João Pessoa
Feed de Notícias

Segurança nas ruas é reforçada durante este final de ano

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009 - 11:04 - Fotos: 

Só em João Pessoa, são 350 homens que irão se revezar dia e noite para garantir a ordem até feveireiro. Além de reforço no número de soldados, também será intensificada a quantidade de blitz e de operações especiais em bairros de alto índice de violência.

Todas as modalidades da PM serão usadas nos trabalhos: viaturas, motopatrulhas, cavalaria e até unidades especiais, como Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), Canil e Choque. De acordo com o comandante da Polícia Militar, coronel Wilde de Oliveira Monteiro, a  estrutura faz parte da Operação Verão, iniciada no último dia 10 e que prosseguirá até fevereiro.

Em João Pessoa, os policiais estão sendo distribuídos em locais de grande movimentação. Eles farão rondas, principalmente, no Centro e em todas as praias do litoral Norte e Sul. Ele explicou que essas áreas receberam mais atenção porque costumam concentrar grande número de visitantes.

“Nesta época do ano, quando ocorrem as férias escolares e profissionais, também aumenta o número de turistas no Estado e o volume de dinheiro circulando, devido ao pagamento do 13º. Tudo isso atrai o criminoso e nos obriga a agir”, explicou o comandante.

Análise criminal

Para obter melhores resultados, a PM está usando como estratégia a análise criminal. O método consiste numa espécie de mapa da violência. Através de estatísticas fornecidas pelo Centro Integrado de Operações Militares (Ciop), o comando fez um mapeamento e descobriu os locais e os horários onde ocorre a maior parte dos crimes em João Pessoa.
 
Com base nesses dados, a polícia visualiza os trechos e os horários em que a segurança precisa ser intensificada. “Através da análise criminal, nós sabemos quais os pontos onde ocorre a maior incidência de homicídios, assaltos e roubos. Assim, aumentamos as rondas, as batidas e as revistas e diminuímos as ocorrências. Estamos fazendo isso há algum tempo e já reduzimos os roubos a motos”, comentou o comandante.  

Operação Verão

A Operação Verão irá atuar nas praias e se estenderá pelos principais bairros da cidade. Os trabalhos também irão garantir a segurança de todo o período de férias, incluindo as prévias carnavalescas e durante o Carnaval. O esquema contará com o apoio da Ciclopatrulha, Rotam, Quadriciclos, Cavalaria, Radiopatrulha, Choque e Canil.

Apesar do plano montado, o coronel ressalta que a segurança também depende da atitude dos cidadãos. “O bandido é movido pela oportunidade e facilidade. Se ele achar dificuldade em cometer o crime, vai pensar duas vezes e pode desistir de seguir em frente”, observa o comandante.

Para orientar as pessoas, o Comando da PM elaborou folders com dicas de segurança que têm o objetivo de prevenir assaltos, sequestros, roubos de carros e violências contra mulheres e crianças. Veja as dicas:

NA RUA

1.Não ostente objetos de valor como relógios, pulseiras, colares e outras jóias de valor.
2.Evite passar em ruas ou praças mal iluminadas.
3.Se sentir que está sendo seguido, entre em algum estabelecimento comercial ou atravesse a rua.
4.Não saia com grandes quantias de dinheiro ou cartões de crédito, se não houver necessidade.
5.Não abra a carteira ou a bolsa na frente de estranhos. Separe pequenas quantias de dinheiro para pagar passagem, café, cigarros, etc.
6.Ao sair sozinho, procure sempre ficar no centro da calçada e na direção contrária ao trânsito. Fica mais fácil perceber a aproximação de um veículo suspeito.
7.Não deixe de comunicar a presença de elementos suspeitos nas proximidades de sua casa.
8.Ao retornar, notando algum sinal estranho (porta aberta, luzes acesas etc), não entre em casa, chame a polícia.
9.Separe antes o valor da passagem, para não mostrar o dinheiro na hora de pagar a condução.
10.Para esperar o ônibus, procure as paradas mais movimentadas ou localizadas em frente a estabelecimentos comerciais.
11. Dentro do ônibus, mantenha a calma se o coletivo for invadido por ladrões. Não encare os bandidos ou tente dialogar com eles.

VEÍCULO

1.Ao estacionar, levante os vidros e tranque as portas, mesmo que seja apenas por um minuto;
2.As chaves sobressalentes nunca devem ser guardadas no interior do veículo,
3.Procure deixar seu veículo em estacionamento vigiado e de sua confiança,
4.Quando você estacionar na rua, procure deixar seu carro em lugar visível e iluminado,
5.Nunca deixe dentro do carro documentos, talões de cheques, cartões de crédito e volumes à vista que possam chamar atenção de criminosos.
6.Não se aproxime do seu carro e nem entre nele se perceber a presença de suspeitos;
7.Nos semáforos, pare sempre com a primeira marcha engatada e fique alerta à aproximação de suspeitos;
8.Não dê carona a estranhos e nem ajude motoristas em locais ermos. Avise à polícia o que viu.
9.Os ladrões se valem de nossos momentos de descuido. Em caso de assalto, não reaja. Sua vida não tem preço;

Nathielle Ferreira, da Secom-PB