Fale Conosco

9 de junho de 2009

Segurança garante aumentar operações policiais no Cariri



A disponibilidade dos gestores e da população da região em colaborar com o exercício da segurança pública foi um dos destaques da sexta audiência pública realizada na segunda-feira (8) pela Secretaria da Segurança e da Defesa Social (Seds), na cidade de Monteiro, localizada na região do Cariri paraibano.

“Todos se comprometeram em trabalhar em parceria. No que se refere à estrutura, por exemplo, um cidadão garantiu doar um terreno próprio para que uma delegacia seja construída”, salientou o secretário da Segurança, Gustavo Ferraz Gominho.

Durante o evento, o secretário assegurou a realização constante de operações policiais, cujos objetivos são diminuir o número de veículos irregulares na região e o índice de violência em algumas localidades.

Para isso, uma equipe do Instituto de Polícia Científica (IPC) será deslocada até a região do Cariri para realizar exames metalográficos em veículos da região. “Esse exame é capaz de verificar a autenticidade das motos e dos veículos inspecionados. A intenção não é prejudicar o cidadão de bem, mas coibir a prática de roubos e furtos que geralmente são praticados com o uso desses veículos, como denuncia a população”, explicou.

Ainda serão realizadas ações de caráter presencial em alguns assentamentos da região, para evitar que caçadores, grileiros e vizinhos de fronteira ou qualquer pessoa que não seja habilitada portem ilegalmente armas de fogo. 

“Estamos visitando todas as dez sedes de Delegacias Regionais do Estado, mais para ouvir do que para falar. Nossas respostas virão com providências, que podem ser adotadas de imediato ou analisadas previamente para depois se colocar em prática”, afirmou o secretário, salientando que a participação popular é essencial na formulação de um Plano de Segurança para o Estado.

Além do secretário da Segurança, participam das audiências os comandantes da Polícia Militar, coronel Jácome de Carvalho, e do Corpo de Bombeiros, coronel Pedro Luís; o delegado geral de Polícia Civil, Canrobert Rodrigues, e o superintendente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/PB), coronel Américo Uchôa.

Próximos eventos - A população de Patos vai poder reivindicar e sugerir à cúpula da Segurança melhorias para o setor. O evento acontece na próxima segunda-feira (15), a partir das 9h, na Câmara de Vereadores do município. Já nos dias 16, 17 e 18, as visitas serão realizadas às cidades de Catolé do Rocha, Cajazeiras, Sousa e Itaporanga, respectivamente.

Assessoria de Imprensa da Secretaria da Segurança e da Defesa Social