Fale Conosco

6 de fevereiro de 2015

Segurança emprega 781 homens no desfile do Picolé de Manga



As Polícias Civil e Militar e o Corpo de Bombeiros vão empregar 781 homens em todo o percurso do bloco Picolé de Manga, que desfila na noite desta sexta-feira (6), em João Pessoa.  O reforço da segurança estará na concentração dos foliões na altura do antigo Posto 99, na Avenida Epitácio Pessoa, e também em todo o percurso do bloco e regiões adjacentes. O objetivo da Secretaria da Segurança e Defesa Social (Seds) é prevenir os crimes contra a vida e contra o patrimônio durante as prévias carnavalescas da Capital.

Especificamente, a Polícia Militar vai empregar 600 homens e 30 viaturas, que estarão distribuídos ao longo da Via Folia. O policiamento será feito a pé, cavalo, com moto, viaturas e também com uso de segways. A PM também vai monitorar toda área com o auxílio de câmeras, que já foram instaladas. Um micro-ônibus com o equipamento será instalado no cruzamento da Avenida Epitácio Pessoa com a Avenida Professora Maria Sales e contará com policiais para acompanhar a movimentação de pessoas, por meio de dois monitores, avisando sobre incidentes, via rádio.

A Polícia Civil disponibiliza um reforço de 100 policiais, que trabalharão direta e indiretamente no desfile do Picolé de Manga. De acordo com o superintendente da 1º Região Integrada de Segurança Pública (Reisp), Marcos Paulo Vilela, além das delegacias especializadas (Homicídios, Roubos e Furtos, Repressão a Entorpecentes, Roubos e Furtos de Veículos, Atendimento à Mulher), a 10º Delegacia Distrital (DD), no bairro de Tambaú, funcionará em regime de plantão e vai contar com três delegados, agentes de investigação e escrivães. A 12º DD, que fica no Distrito Integrado de Segurança Pública (Disp), em Manaíra, e a 9º DD, que fica no Disp de Mangabeira, também funcionarão em regime de plantão. A PC também vai disponibilizar a Delegacia Móvel, que será instalada na Avenida Epitácio Pessoa, em frente ao Supermercado Pão de Açúcar.

O Corpo de Bombeiros disponibiliza 81 homens, divididos em equipes, com apoio de viaturas nas diversas modalidades: combate a incêndio, atendimento pré-hospitalar, resgate e salvamento em locais de difícil acesso. Dentro da ação, também será disponibilizada uma embarcação para a prevenção aquática durante a passagem do bloco pela orla.

A Secretaria da Segurança e da Defesa Social também vai reforçar para os foliões os canais de atendimento. O Disque Denúncia (197), que funciona 24 horas, pode ser usado para informação de crimes. A ligação é gratuita e sigilosa. O Centro Integrado de Operações Policiais (Ciop), por meio do número 190, também fica disponível  o dia inteiro para a Região Metropolitana de João Pessoa e Litorais Sul e Norte e em todo Estado. O folião pode usar ainda a Delegacia Online, pelo endereço www.delegaciaonline.pb.gov.br, para registros de ocorrências em que não haja violência, como extravios e furtos.