João Pessoa
Feed de Notícias

Segurança: audiência pública da Paraíba serve de modelo para o País

sexta-feira, 26 de março de 2010 - 00:00 - Fotos: 
A série de audiências públicas realizadas na Paraíba pelo secretário da Segurança e da Defesa Social, Gustavo Gominho, com a presença de todos os segmentos da área, será avaliada como modelo para todo o Brasil na 1ª Audiência Pública da Região Nordeste, programada para esta sexta-feira (26), que reunirá autoridades de todo o País das 8h às 19h, no Cine Banguê, do Espaço Cultural, em João Pessoa.

O objetivo é consolidar o Conselho Nacional de Segurança (Conasp), um dos resultados dos debates da 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública. O novo modelo de segurança coloca nas mãos de gestores, trabalhadores e sociedade civil, a definição de políticas públicas para a área.

Os organizadores esperam que a exemplo da 1ª Conferência Nacional (Conseg), que reuniu um público estimado em 500 mil pessoas, todo o processo em relação ao Conasp, que tem como representantes na Paraíba o secretário Gustavo Gominho e Almir Laureano, do Grande Oriente do Brasil, seja aberto, democrático e plural, numa grande mobilização popular.

A formatação de um plano de segurança em que a população define o policiamento que atende às suas expectativas tem sido predominante nos encontros promovidos pela Segurança Pública, a exemplo da Audiência Pública do Nordeste, organizada pelo secretário Gustavo Gominho, presidente do Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública, e Almir Laureano, do Grande Oriente do Brasil.

Formam ainda a comissão Agadeilton Menezes, da Associação dos Peritos,e Humberto Pontes, da Associação Brasileira de Criminalística. Como representantes de gestores, trabalhadores e sociedade civil, respectivamente José Luís Ratton, do Estado de Pernambuco, Isaías Olegário e Mário Gomes de Araújo Júnior.

Informações pelo Portal www.paraiba.pb.gov.br, link segurança pública, e-mail audienciapublicaconaspne@gmail.com, sob a coordenação de Roberta Meira e Josenália. As pessoas interessadas podem conseguir dados complementares pelos telefones 3213-9055/8843-6263 e 8813-1025.

Inise Machado, da Assessoria de Imprensa da SEDS