Fale Conosco

16 de julho de 2009

Segurança atende pedidos de atestados de antecedentes criminais até 2ª-



A Secretaria da Segurança e da Defesa Social (SEDS), atendendo determinação do governador José Maranhão, comunica que a Gerência Operacional de Identificação Criminal, subordinada ao Instituto de Polícia Científica (IPC), está fazendo um esforço concentrado para expedir até segunda-feira (20) todas as solicitações pendentes de Atestado de Antecedentes Criminais.

A entrega do documento, que vem registrando uma procura acentuada, especialmente por pessoas que estão ingressando no mercado de trabalho através de concurso, está ocorrendo dentro do prazo legal, que prevê até 16 dias para a entrega, conforme explicou o gerente operacional, Ivonaldo Correia Dantas.

Ele disse ainda que o prazo legal para a expedição do Atestado de Antecedentes Criminais é de oito dias e pode ser prorrogado por mais oito. Contudo, o documento tem sido entregue em até três dias quando é solicitado pelas Casas de Cidadania e em 24 horas quando é procurado diretamente na sede do IPC.

Ocorre que houve um hiato de 15 dias sem expedição porque o IPC, em parceria com a Codata, está trabalhando para otimizar o serviço e melhorar ainda mais o atendimento à população. Antes, segundo ele, tinha um equipamento antigo ligado diretamente ao servidor central da Codata e que foi desabilitado. Além das condições precárias desse equipamento, o custo benefício não compensava, segundo a gerência. “Então, a Codata fornece o programa e está modernizando o sistema a fim de que a população seja atendida num prazo mínimo”, concluiu.

Assessoria de Imprensa  da Secretaria da Segurança e Defesa Social (SEDS)