João Pessoa
Feed de Notícias

Segurança apura denúncias sobre ação de falsos bombeiros na orla

terça-feira, 20 de outubro de 2009 - 18:04 - Fotos: 

O secretário de Estado da Segurança e da Defesa Social (SEDS), Gustavo Ferraz Gominho, recebeu ofício enviado pelo Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado da Paraíba, contendo denúncias de moradores da orla marítima de João Pessoa sobre a atuação de um grupo de pessoas utilizando uniformes e um veículo vermelhos, fazendo-se passar por bombeiros para ter acesso a residências e apartamentos, a fim de realizar supostas ‘inspeções de segurança’. As denúncias estão sendo apuradas e o Comando Geral dos Bombeiros emitiu nota de esclarecimento à população nesta terça-feira (20).

“O Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado da Paraíba está apurando denúncias sobre a atuação de um grupo de pessoas que estaria atuando na Orla Marítima de João Pessoa, utilizando uniformes e um veículo vermelhos. Segundo informações que chegaram à Corporação, os indivíduos estariam se apresentando como bombeiros para ter acesso a residências e apartamentos, a fim de realizar supostas inspeções de segurança”.
 
O comandante Geral do Corpo de Bombeiros, coronel Pedro Luis de Nascimento, faz um apelo à população, no sentido de colaborar na identificação dessas pessoas que podem estar praticando crimes na orla marítima da Capital. Ele já encaminhou a denúncia à Secretaria de Segurança e Defesa Social, a fim de que sejam adotadas providências para coibir a ação dessas pessoas. “Temos informações de que esses elementos se apresentam como integrantes da nossa Corporação, a fim de realizar inspeções de segurança nas residências. Entendemos que por trás dessa farsa pode estar escondida uma gang de assaltantes. Por isso, recomendamos à população comunicar imediatamente à Polícia sobre a ação desses elementos”, orientou o coronel Pedro Luis.

Fardas e viatura – O comandante dos Bombeiros disse ainda que nenhum membro da Corporação está autorizado a utilizar qualquer tipo de uniforme todo vermelho nas ruas. “As fardas que os bombeiros militares, homens e mulheres, da nossa Corporação utilizam são a de passeio e o uniforme de instrução, também chamado de uniforme grosso”, explicou.
 
Outro aspecto que o coronel enfatizou diz respeito às viaturas, que são em sua totalidade (à exceção apenas do veículo oficial do Comandante Geral) caracterizadas. Ou seja, possuem a logomarca do Corpo de Bombeiros, número de ordem e o telefone de emergência da Corporação: o 193.
 
“Portanto, se alguém for abordado em sua residência por homens vestidos de vermelho (sem qualquer identificação), utilizando veículo descaracterizado da mesma cor, fazemos a seguinte recomendação: calmamente exija uma identificação dos elementos. Em caso negativo, discretamente procure ligar para a Polícia Militar, através do telefone 190. Para nós, isso é caso de Polícia”, finalizou o coronel Pedro Luis.

 

Da Assessoria de Imprensa da Segurança e da Defesa Social