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14 de março de 2013

Segunda aula presencial do Programa Progestão Online reúne 300 gestores educacionais



A segunda aula presencial do Programa Progestão Online, desenvolvido pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), vai reunir cerca de 300 gestores escolares da rede estadual de ensino. O programa, que funciona em parceria com as secretarias estaduais e municipais de Educação, nasceu com o intuito de capacitar gestores escolares e tem como meta o desenvolvimento de uma gestão democrática, que tenha como foco o sucesso escolar dos alunos.

Na Paraíba, o programa, que é dividido em 10 módulos, já se encontra em andamento. Os gestores já estão no 4º Módulo. A segunda aula presencial começa na próxima segunda-feira (18), em João Pessoa. No dia 21 deste mês acontece em Campina Grande; dia 26, em Cajazeiras, e dia 27, em Patos.

“O material disponibilizado para estudo nos convida a analisar os desafios, as possibilidades e os limites das experiências da gestão democrática desenvolvidas na escola e no sistema de ensino”, disse a gerente executiva do Núcleo de Educação à Distância da Secretaria de Estado da Educação (SEE), Verônica Fragoso.

Segundo ela, a ideia dos módulos é despertar nos gestores essa consciência de que as mais diferentes ações que compõem a gestão de uma escola ou sistema de ensino são resultantes do trabalho de múltiplos sujeitos. “Por essa razão, enfatiza-se a importância de envolver todos os segmentos interessados na construção de propostas coletivas de educação. Além dessa discussão, outra questão debatida dentro dos módulos é como promover o sucesso da aprendizagem do aluno e a sua permanência na escola”, explicou.

Por meio do programa, os gestores discutem a importância da construção coletiva do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola e de desenvolver um trabalho coeso pautado no conhecimento, não apenas das necessidades dos alunos, mas da própria comunidade, trazendo todos para pensar sobre a escola que eles querem.

O Progestão Online ressalta ainda a necessidade de inovar e promover ações que possam favorecer um PPP não acabado, mas em constante construção, entendendo que a escola possui um caráter dinâmico a partir de sua função social.

“O PPP não deve ser apenas um acessório da escola, mas uma importante ferramenta que norteará as atividades como um todo, devendo ser planejado, pensado de forma coletiva e posto em prática também de forma coletiva, porque, acima de tudo, ele atenderá a um todo”, destacou Verônica Fragoso.

Programação:

CIDADE DATA LOCAL HORÁRIO
Campina Grande 21 de março Polo do NTE em Campina Grande 8h às 17h
João Pessoa 18 e 19 de março Lyceu Paraíba

(83) 3241-8769

8h às 17h
Cajazeiras  26 de março Polo do NTE em Cajazeiras

(83) 3531-2868

8h às 17h
Patos  27 de março Polo do NTE em Patos

(83) 3421-6177

8h às 17h