João Pessoa
Feed de Notícias

SEE reúne secretários municipais para discutir políticas para Educação de Jovens e Adultos

segunda-feira, 22 de outubro de 2012 - 17:23 - Fotos: 

O Governo do Estado, por meio da Gerência Executiva de Educação de Jovens e Adultos (Geeja) da Secretaria de Estado da Educação (SEE), realizou nesta segunda-feira (22), no auditório da Reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), uma reunião técnica com os secretários de Educação dos municípios paraibanos, coordenadores de Educação de Jovens e Adultos (Eja) e do Programa Brasil Alfabetizado (PBA) e gerentes regionais de Educação. 

 

O objetivo da reunião foi discutir a oferta da alfabetização e a mobilização para a migração dos alunos alfabetizados no final de 2011 ou início de 2012, além da ampliação das matrículas, com implantação de novas turmas, no sentido de dar continuidade à escolaridade dessa população, firmando um compromisso social.

Durante a reunião, foi discutido o fortalecimento da Educação de Jovens, Adultos e Idosos em todo Estado, respaldando-se no aporte legal da Resolução nº 48/2012, emitida pelo MEC/FNDE, segundo a qual os municípios devem realizar o cadastro das turmas da Eja até o dia 8 de novembro. “Existe uma discussão nacional sobre a diminuição do número de matrículas na Educação de Jovens e Adultos (Eja), então foram traçadas estratégias de como reverter esse quadro subsidiando financeiramente a abertura de novas turmas de Eja e criando uma política de ampliação, para Estados e Municípios”, destacou a gerente operacional de Ensino Fundamental e Médio da Eja da SEE, Socorro Diniz.

“Essa é uma reunião de trabalho devido à urgência da Resolução nº 48/2012, que é de grande importância para municípios e Estado, pois trata de uma necessidade nossa de inserir os alfabetizados do Programa Brasil Alfabetizado (PBA) nas turmas de Eja com mais segurança e isto tem que ser feito até o dia 8 de novembro, então nos colocamos à disposição para a segurança desse processo”, disse a secretária de Estado da Educação, Márcia Lucena.

 

Após a reunião, os municípios assinaram um termo de compromisso com o Estado para as novas turmas do PBA, a continuidade das turmas de Eja que já existem e a abertura de novas turmas. Para a secretária de Educação do município de Barra de Santa Rosa, Candice Lins Costa, os municípios têm que trabalhar em sintonia com o Estado e o Governo Federal. “Essa oportunidade de diálogo é essencial para sanarmos as dúvidas e realizarmos o melhor para a população”, afirmou.

 

Queda do número de analfabetos – De acordo com a secretária de Estado da Educação, Márcia Lucena, a Paraíba foi elogiada pelos dirigentes do MEC, pois o Estado apresentou a maior queda em percentual do número de analfabetos no Brasil nos dois últimos anos, ou seja, caiu de 21,91% em 2010 para 17,27% em 2011 e 14,22% em 2012. “Essa foi a maior queda em números percentuais”, destacou o diretor de Educação de Jovens e Adultos da (Secadi/Mec), Mauro José da Silva.

Foram alfabetizados no Estado em 2011, por meio do Programa Ler, Entender e Fazer em parceria com o Programa Brasil Alfabetizado, 47.514  jovens e adultos. Em 2012, o Estado conta com aproximadamente 49 mil matriculados no programa, que é um dos 33 projetos do Plano de Gestão Paraíba Faz Educação, lançado em 2011.