Fale Conosco

16 de setembro de 2011

SEE reúne coordenadores do Programa Primeiros Saberes da Infância



A Secretaria de Estado da Educação (SEE), por meio da Gerência Executiva de Educação Infantil e Ensino Fundamental (Geeief) realizou, nesta sexta-feira (16), uma reunião técnica com os coordenadores pedagógicos do Programa Primeiros Saberes da Infância das 12 Gerências Regionais de Educação. O objetivo foi avaliar o trabalho desenvolvido pelo programa desde sua implantação, no início de 2011.

A reunião também foi um momento de avaliação, por meio do monitoramento e da avaliação bimestral aplicada aos estudantes do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental. “Estamos analisando quais os avanços e quais as dificuldades do programa”, disse Edvirges Soares, Gerente Operacional de Ensino Fundamental da Geeief.

Habilidades – O Programa Primeiros Saberes da Infância foi elaborado pela Geeief e implantado nas escolas estaduais que possuem Ensino Fundamental no início de 2011, com a perspectiva de trabalhar o processo de leitura, de escrita e lógico-matemático com os alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental – atualmente, está sendo ampliado também para os alunos do 4º e 5º anos.

O programa possui diários de classe específicos, com as habilidades a serem desenvolvidas nos alunos. “Para que o professor trabalhe as habilidades, nós elaboramos bimestralmente uma sequência de aulas em que fazemos a previsão das habilidades e conteúdos que serão desenvolvidos, então o professor planeja sua aula junto com o coordenador da escola”, explica Edvirges.

“Como primeira avaliação, percebemos que o programa está sendo positivo, mas observamos que os professores se restringem muito ao conteúdo, então estamos fazendo uma reorientação, pois nosso intuito é melhorar”, finalizou.