Fale Conosco

21 de setembro de 2011

SEE realiza reunião com comissão que implementará o Pronatec na Paraíba



A Secretaria de Estado da Educação (SEE) realizou, na tarde desta terça-feira (20), uma reunião com os integrantes da comissão que participará da implementação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) na Paraíba. “O Pronatec envolve a oferta de vagas para cursos profissionalizantes para os alunos do ensino médio”, explicou o secretário de Estado da Educação, Afonso Scocuglia.

Além do secretário, participaram da reunião representantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e do Colégio Agrícola Vidal de Negreiros, que são as primeiras instituições a ofertarem vagas para o Pronatec na Paraíba.

“No lançamento do Pronatec ficou acertado que o programa terá uma comissão nacional e também uma estadual. Então realizamos a primeira reunião com a comissão estadual, da qual fazem parte os ofertantes dos cursos, que terão como participantes os alunos da rede estadual de ensino”, destacou Afonso Scocuglia.

Pronatec – O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) tem como objetivo expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos técnicos e profissionais de nível médio, e de cursos de formação inicial e continuada para trabalhadores. A medida intensifica o programa de expansão de escolas técnicas em todo o país.

Além das 81 unidades que estão em execução e devem ser inauguradas neste e no próximo ano, o Governo Federal deve anunciar nos próximos dias outras 120. Com as 140 existentes até 2002, mais as 214 inauguradas no governo anterior, a rede federal deverá contar com cerca de 600 unidades escolares administradas pelos 38 institutos federais de educação, ciência e tecnologia e um atendimento direto de mais de 600 mil estudantes, em todo o país.