João Pessoa
Feed de Notícias

SEE realiza curso sobre relações etnorraciais para professores e técnicos

terça-feira, 13 de setembro de 2011 - 13:54 - Fotos:  Gilvan Gomes/Secom-PB

Foto: Gilvan Gomes/Secom-PB

A Secretaria de Estado da Educação realiza até sexta-feira (16) o curso “A Cor da Cultura”, na Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep), na Capital. O curso está sendo ministrado para 40 educadores das 12 Gerências Regionais de Educação (GREs) e para técnicos da SEE, que serão multiplicadores nas 300 escolas da rede estadual sobre a temática da educação para as relações etnicorraciais.

“A Cor da Cultura” é um projeto educativo de valorização da cultura afro-brasileira, fruto de uma parceria entre o Canal Futura, a Petrobras, o CIDAN – Centro de Informação e Documentação do Artista Negro, a TV Globo e a SEPPIR – Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.

De acordo com a coordenadora nacional do projeto Ana Paula Brandão, a ação teve início em 2004 e, desde então, tem realizado produtos audiovisuais e ações culturais e coletivas que visam práticas positivas, valorizando a história deste segmento. Os temas, as abordagens e os enfoques do projeto são focados em superar as situações de desconhecimento sobre a população e a cultura afrodescendente no Brasil.

Os participantes do curso recebem kits com material didático, compostos por mídias de DVDs, CDs, cadernos e jogos educativos. Após os quatro dias de curso presencial será dada continuidade do acompanhamento ao grupo por meio de formação à distância. O projeto acompanhará essas etapas auxiliando na metodologia e monitorando as ações – que devem ser feitas em ambiente virtual. Pelo calendário, as próximas atividades são: Plano de Ação (28/09), segunda atividade a distância (28/10) e terceira atividade a distância (15/11). O projeto se encerra em dezembro.