Fale Conosco

25 de outubro de 2013

SEE orienta alunos da rede estadual sobre acesso e critérios de segurança do Enem 2013



Os alunos da rede estadual de ensino devem ficar atentos às orientações da Secretaria de Estado da Educação (SEE) para as provas do Enem 2013, que serão aplicadas nestes sábado e domingo (26 e 27). O participante deve ter em mãos caneta esferográfica detinta preta fabricada em material transparente. Ela é obrigatória para o exame e o uso de outra cor impossibilita a leitura ótica do cartão-resposta.

Outros materiais, como lápis, borracha e lapiseira, deverão ser depositados na embalagem porta-objetos, que será distribuída a todos os participantes. A embalagem porta-objetos deve ser guardada embaixo da carteira onde o candidatos estiver fazem a prova. Os participantes poderão resgatá-la ao final da prova.

Os alunos devem ficar atentos aos motivos que podem eliminá-lo do Enem. São eles:

- Qualquer espécie de consulta ou comunicação com outro participante;

- Utilizar lápis, lapiseira, borracha, livros, manuais, impressos, anotações e quaisquer dispositivos eletrônicos;

- Utilizar óculos escuros e artigos de chapelaria, tais como boné, chapéu, viseira, gorro e similares;

- Deixar a sala de provas antes de decorridas duas horas do início do exame;

- Receber quaisquer informações referentes ao conteúdo das provas de qualquer membro da equipe de aplicação do exame ou de outro participante.

Os participantes só podem levar os cadernos de questões nos últimos 30 minutos de prova. Os três últimos alunos presentes na sala de provas só são liberados juntos, após assinatura da Ata de Sala.

Documentos – Para realizar as provas do Enem é necessário apresentar um documento de identificação original com foto. Os documentos aceitos são os seguintes:

- Carteira de identidade (RG), emitida por Secretaria de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar ou Polícia Federal;

- Identificação fornecida por Ordens ou Conselhos de Classe, que, por lei, tenham validade como documento de identificação;

- Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), emitida após 27 de janeiro de 1997;

- Certificado de Dispensa de Incorporação;

- Certificado de Reservista;

- Passaporte;

- Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com foto, na forma da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997;

- Identidade funcional em consonância com o Decreto nº 5.703, de 15 de fevereiro de 2006;

- Identidade expedida pelo Ministério das Relações Exteriores para estrangeiros.

Em caso de perda de documento de identificação, o participante deve apresentar o Boletim de Ocorrência com data de, no máximo,90 diasantes da data da prova.