João Pessoa
Feed de Notícias

Sedh reúne conselhos de políticas públicas para discutir metas de desenvolvimento do milênio

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013 - 10:30 - Fotos: 

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), em parceria com a Coordenação do Movimento Nós Podemos Paraíba, realizou o 1º Encontro dos Conselhos de Políticas Públicas da Paraíba, na tarde desta quinta-feira (14), na Casa dos Conselhos, no Centro da Capital.

No evento, foi discutido um termo de compromisso para que sejam cumpridas as oito metas de desenvolvimento do milênio: erradicar a extrema pobreza e a fome; atingir o ensino básico universal; promover igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde materna; combater HIV/AIDS, a malária e outras doenças; garantir sustentabilidade ambiental e estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.

Participaram do encontro, representantes do Ministério Público e dos Conselhos Estaduais de Assistência Social, Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Trabalho e Emprego, Segurança Alimentar e Nutricional, Direitos das Mulheres, Saúde, Alimentação Escolar, Desenvolvimento Rural Sustentável, Direitos Humanos e do Cidadão da Paraíba, e da Promoção da Igualdade Racial.

De acordo com o coordenador do Movsocial e presidente do Consea, Arimatéia França, o encontro teve importância política para o desenvolvimento de várias ações. “É muito importante que possamos integrar as políticas públicas no sentido que elas possam trazer resultados práticos, e quando esta integração otimiza as atividades, os resultados são mais rápidos e positivos”.

A secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Cida Ramos, disse que o objetivo do Movimento é elevar a qualidade de vida do povo paraibano. “O que nós queremos neste momento é unir forças entre os que têm a mesma meta para que os resultados apareçam de forma mais efetiva”.

No final, ficou decidido que os representantes dos conselhos levariam as propostas do Movimento Nós Podemos Paraíba às suas sedes e que seria marcada uma nova reunião para que seja assinado o termo de compromisso.

A secretária executiva do Nós Podemos Paraíba, Beatriz Ribeiro, avaliou positivamente o encontro. “Conseguimos contextualizar os conceitos do Movimento e esclarecer as dúvidas dos representantes dos Conselhos. Agora eles devem levar as propostas aos outros integrantes das instituições e decidir a melhor hora de aderir ao termo de compromisso”.