João Pessoa
Feed de Notícias

Sedh reúne alegria e responsabilidade social no ‘Muriçoquinhas’

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012 - 19:43 - Fotos: 

Foto: Vanivaldo Ferreira/Secom-PB

A prévia carnavalesca dos blocos Muriçoquinhas do Miramar e Melhor Idade, que desfilaram pela Avenida Epitácio Pessoa na tarde desta segunda-feira (13), reuniu alegria e responsabilidade social. Ao som do frevo e das marchinhas de Carnaval, equipes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (Sedh) vestiram a camisa contra o trabalho infantil, tema do bloco das Muriçoquinhas do Miramar.

Ao todo, cerca de 200 pessoas, entre idosos, crianças e funcionários participaram do evento. Os grupos da terceira idade mantidos pelo Governo do Estado foram para o evento em vans e ônibus fornecidos pela Sedh.

Segundo Carmen Meireles, gerente de proteção social especial da Sedh, a grande importância de a secretaria participar do evento é a divulgação do tema principal das Muriçoquinhas do Miramar contra o trabalho infantil. “A Sedh, juntamente com a Prefeitura de João Pessoa e o Bloco da Melhor Idade, aproveitou a oportunidade para trabalhar a temática fazendo panfletagem no desfile”, disse.

Disk Denúncia – Para denunciar o trabalho infantil ou outro tipo de agressão existe o Disk 100, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS). Outra forma também de denunciar o trabalho infantil é procurar o Conselho Tutelar mais próximo e registrar a ocorrência. Em João Pessoa existem cinco, e quase todos os municípios paraibanos contam com pelo menos um Conselho Tutelar.

Foto: Vanivaldo Ferreira/Secom-PB

Na tentativa de coibir essa prática existe o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), do Governo Federal, que é executado em 210 municípios paraibanos e monitorado pelo Governo do Estado. No Peti, as crianças estudam em um turno e no outro são oferecidas atividades para evitar que elas fiquem nas ruas expostas ao trabalho infantil ou outro tipo de violência.