Fale Conosco

8 de fevereiro de 2014

Sedh realiza planejamento de atividades para 2014



A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (Sedh) realizou nesta quinta e sexta-feira (6 e 7), no Hotel Xênius, reunião de planejamento e avaliação das ações executadas em cada gerência com os técnicos. O objetivo foi melhorar e ampliar os serviços sociais oferecidos à população da Paraíba, por meio dos equipamentos vinculados à Sedh.

A secretária da Sedh, Aparecida Ramos, participou do planejamento, que foi apresentado pelos gerentes de cada setor com as ações desenvolvidas o ano passado e as metas para 2014, dando sequência e aperfeiçoando cada atividade. “O desafio é realizar mais, melhor e com participação popular”, destacou.

A executiva da Sedh, Ana Paula de Souza, também participou do planejamento. Ela chegou recentemente de Brasília, onde apresentou a expansão do Programa de Aquisição de Alimento (PAA) no Estado, que neste ano atenderá a 127 municípios.

Avanços – Entre as ações realizadas o ano passado está a Campanha de Proteção Integral à Criança e Adolescente, que percorreu os municípios paraibanos alertando a população contra todo tipo de violência infantil.

Com relação à pessoa idosa, o grande marco foi o lançamento do projeto Acolher, que beneficiou com recursos próprios do Governo do Estado mais de 1.400 idosos que vivem nas Instituições de Longa Permanência (Ilpis), os antigos abrigos. Já para a pessoa com deficiência, houve adesão em massa dos municípios paraibanos ao programa de transferência de renda Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Um fato importante também foi a ampliação das Casas da Cidadania, totalizando hoje em todo o estado 12 unidades e ainda a recuperação dos Centros Sociais Urbanos (CSUs), onde são oferecidos cursos profissionalizantes para a população e atividades esportivas, além de atender a crianças e idosos.

O Capacita Suas também foi implantado no Estado para qualificar os profissionais da Paraíba que trabalham no setor da assistência social.

Houve também o Processo Seletivo Simplificado para os Centros de Referência Especializados da Assistência Social (Creas), assim como a ampliação de mais seis novos Centros no Estado.

O pagamento do Abono Natalino, uma ação pioneira no Brasil, que beneficia famílias do Bolsa Família, foi outra iniciativa realizada com êxito pela equipe da Sedh que deverá ter continuidade, com a realização da terceira edição em 2014.