João Pessoa
Feed de Notícias

Paraíba conclui qualificação nacional para profissionais do Suas nesta quinta-feira

quinta-feira, 12 de setembro de 2013 - 07:20 - Fotos: 

Cerca de 500 profissionais de 223 municípios paraibanos que atuam no Sistema Único de Assistência Social (Suas) participam do Capacita Suas,  programa nacional de qualificação dos trabalhadores do Suas. O curso vai ser encerrado nesta quinta-feira (12), no Hotel Ouro Branco e no Hotel Caiçara, em João Pessoa. A Paraíba é o segundo Estado a oferecer a capacitação, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (Sedh) e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

A secretária de Estado de Desenvolvimento Humano (Sedh), Aparecida Ramos de Meneses, acompanha o Capacita Suas e destacou que o Governo do Estado tem procurado capacitar os técnicos e com isso qualificar o atendimento nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e em toda a Rede Suas.

Quando o MDS lançou a proposta de qualificar os técnicos do Suas em todo o Brasil, logo fizemos um plano de capacitação dos profissionais e apresentamos para eles. Entendemos que só por meio de capacitação de quem está na ponta do serviço, pode-se chegar a excelência no atendimento”, disse.

Palestras – Nessa quarta-feira (11), os profissionais tiveram palestras sobre a Proteção Social Básica, com a técnica do MDS, Luciana Jaccould. Também foi abordada pela professora doutora da PUC do Paraná, Márcia Terezinha Oliveira, a temática Proteção Social Especial. Nesta quinta-feira (12), serão oferecidas oficinas com técnicos da Sedh e haverá troca de experiências entre os participantes.

O evento foi aberto oficialmente na segunda-feira (9) pelo vice-governador Rômulo Gouveia, a secretária Aparecida Ramos e outras autoridades da assistência social. Na ocasião, houve a aula inaugural proferida pela doutora Maria Luiza Rizzotti, da Universidade Estadual do Paraná, que discutiu a assistência social no contexto do Sistema de Proteção Social Brasileiro.