João Pessoa
Feed de Notícias

Sedh realiza capacitação para gestores do SUAS dos municípios paraibanos

segunda-feira, 21 de agosto de 2017 - 17:27 - Fotos: 

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), por meio da Gerência de Proteção Social Básica, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) e Universidade Federal da Paraíba (UFPB), iniciou nesta segunda-feira (21) o Curso de Atualização de Planos de Assistência Social, que se prolongará até sexta-feira (25).

O curso, que integra o Programa Nacional de Capacitação do Sistema Único de Assistência Social (Suas), é destinado a gestores, técnicos das Secretarias Estaduais e Municipais da Assistência Social ou congêneres, e aos membros dos Conselhos Estaduais e Municipais de Assistência Social dos 223 municípios paraibanos. O objetivo é capacitar os trabalhadores do SUAS que atuam nas gestões e Controle Social, discutindo a formulação dos Planos de Assistência Social, conhecimentos, metodologias e procedimentos aplicáveis ao processo de sua elaboração, monitoramento e atualização.

Para a gerente da Proteção Social Básica da Sedh, Jaciana Magalhães, “a capacitação é de extrema importância, pois representa a atualização dos gestores e técnicos que atuam nos municípios. E orienta-se por uma perspectiva didático-pedagógica, em consonância com os princípios e diretrizes da Política Nacional de Educação Permanente do SUAS, baseada em três pilares: o princípio da educação permanente; o foco no desenvolvimento de capacidades e competências voltadas para ações de proteção social; e a priorização de processos de aprendizagem significativa”.

Fabíola Elisângela Monteiro do Nascimento, técnica do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e supervisora do Programa Criança Feliz, na cidade de Caldas Brandão, afirmou que a capacitação é uma excelente oportunidade para discussão das questões ligadas a Política da Assistência, uma vez que muitas pessoas ainda não têm o domínio real de sua abrangência. “E diante do atual quadro político, onde muitos dos direitos já adquiridos estão sendo negados ou retirados – o que não pode acontecer -, a capacitação nos ajuda a entender o quanto é possível modificar a vida das pessoas quando entendemos os direitos que elas possuem”, pontuou.