Fale Conosco

6 de julho de 2012

Sedh promove palestra sobre Seguridade Social para assistentes sociais do Estado



Cerca de 100 pessoas, entre profissionais que trabalham na assistência social do Governo do Estadoe estagiários, participaram nesta sexta-feira (6), no auditório da PBTur, em João Pessoa, da palestra “Seguridade Social e Transferência de Renda no Brasil”, proferida pela professora Lena Lavinas, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O evento foi promovido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (Sedh)

A professora Lena Lavinas  apresentou o debate contemporâneo avançado sobre proteção social e regimes de seguridade em âmbito mundial. A palestrante falou também sobre a importância das políticas estatais de seguridade que são hoje elementos inalienáveis da sociedade capitalista, tanto por razões de eficiência econômica, quanto de justiça social.

Capacitação – Durante toda a semana, os técnicos da Sedh e profissionais que atuam na assistência social do Estado tiveram a oportunidade de fazer o curso Economia do Bem-Estar Social e Regimes de Proteção Social, que teve como ministrante Lena Lavinas. A capacitação faz parte do Plano de Educação Permanente da Sedh, que visa qualificar os profissionais para garantir melhor atendimento à população.

O curso foi dividido em cinco módulos que abordaram a política social, proteção social, gasto social e a relação entre política social e política econômica. O segundo ressaltou o seguro privado e seguro público, previdência pública e saúde.

 

Já o terceiro módulo destacou a pobreza e a desigualdade. No quarto, o tema foram os diferentes modelos de proteção social no mundo desenvolvido e a nova abordagem contra o risco do Banco Mundial. O quinto e último frisou os programas de transferência de renda, função e abrangência.