Fale Conosco

18 de abril de 2012

Sedh participa de reunião para construir cartilha sobre direitos do idoso



Massificar informações sobre os direitos da pessoa idosa. Este é o objetivo do encontro “Transparência e Visibilidade dos Direitos da Pessoa Idosa”, que acontece nesta sexta-feira (20), das 8h às 17h, no Auditório da Federação do Comércio Sesc/Senac, em João Pessoa. O debate terá a participação de dirigentes e representantes de entidades que atuam junto ao idoso.

O evento é organizado pela Universidade da Terceira Idade (Uniti-PB) e conta com o apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (Sedh), Prefeitura de João Pessoa e Federação do Comércio.

Publicação – Segundo uma das organizadoras do evento, Yolanda Fernandes Mendes Leite, o objetivo da reunião é divulgar os serviços que beneficiam o idoso, definindo e levando ao conhecimento deste público OS serviços institucionais que podem ser utilizados.

“O resultado da reunião será transformado em uma publicação intitulada ‘Manual de Utilidade Imediata’ para pessoas idosas e toda sociedade. O guia pretende dar transparência e visibilidade aos serviços disponibilizados no Estado e no país, voltados a melhoria da qualidade de vida de pessoas em processo de envelhecimento”, explica Yolanda Fernandes.

Convidados – Devem participar da reunião o Ministério Público, por meio da Promotoria do Cidadão; Federação dos Aposentados e Pensionistas – Secção Paraíba; Delegacia de Segurança e  Defesa dos Direitos do Idoso; Conselho Estadual do Idoso e Associação Brasileira dos Clubes da Melhor Idade (ABCMI/PB) e Conselho Municipal do Idoso.

Também foram convidados a Secretarias de Saúde do Estado e do Município e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, além de representantes de órgãos estaduais, municipais, instituições de longa permanência, grupos independentes de idosos, associações de bairro e Centros de Convivência.