João Pessoa
Feed de Notícias

Sedh orienta beneficiários sobre uso correto do Cartão Alimentação

sexta-feira, 19 de maio de 2017 - 16:48 - Fotos:  Cláudia Belmont

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), por meio da gerência do Pro- Alimento, deu início a mais uma etapa do calendário de atividades no assessoramento técnico e acompanhamento do Cartão Alimentação, programa estadual que beneficia famílias em situação de vulnerabilidade social. A atividade foi realizada no Colégio Estadual Raul Machado, no bairro Ilha do Bispo, em João Pessoa, e contou com a participação de cerca de 300 famílias. Na ocasião também foi celebrado o Dia das Mães com o sorteio de vários brindes.

A ação teve como objetivo informar e esclarecer dúvidas dos beneficiários, de como utilizar corretamente o Cartão, sobretudo conscientizar as famílias sobre a importância diária da Segurança Alimentar.  Atualmente 10.474 mil famílias são beneficiadas na capital.

O Cartão Alimentação foi implantado em março 2016 pelo Governo do Estado, em substituição ao Programa do Leite, nas regiões onde não existe produção de leite suficiente para a demanda do Programa. Cerca de 100 estabelecimentos comerciais são cadastrados, e todo mês recebem os beneficiários, movimentado a economia desses pequenos comércios.

De acordo com a coordenadora Estadual do Programa, Tatiane Campos, essa é uma ação que mostra a preocupação que o Governo do Estado tem com as famílias. “A gente não só entrega os cartões, a gente quer saber de que maneira estão sendo utilizados, de como o serviço está funcionando. É instigante saber que estamos levando para aquelas famílias que se encontram em situação de insegurança alimentar, um diferencial com qualidade”, destacou.

Para Lucicleide Belo Ferreira, de 27 anos, mãe, beneficiária do Programa há cinco anos, moradora da Ilha do Bispo, “o cartão veio em uma hora boa, tem nos ajudado muito, a gente que não tem condições de comprar todo dia, e na falta do feijão, arroz, e mistura, é com ele que a gente conta”.

Maria José Oliveira, mãe de três filhos, disse estar muito feliz e satisfeita com o cartão. “É uma ajuda boa que veio pra gente. Com ele, temos a certeza que todo mês vem, e a gente pode usar para comprar alimentos para casa”, comentou.

Durante todo mês de maio as reuniões seguem por 25 bairros da capital, Valentina e Geisel serão os próximos, no sábado (20), na Escola Estadual Olívio Pinto. A atividade vai atender 1.850 famílias.