João Pessoa
Feed de Notícias

Sedh inicia visita a quilombolas para retirar documentação e inscrever famílias no CadÚnico

segunda-feira, 11 de março de 2013 - 17:15 - Fotos: 

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (Sedh) iniciou nesta segunda-feira (11), nos municípios de Catolé do Rocha, Manaíra e São José de Princesa, a visita às comunidades quilombolas da Paraíba. Serão percorridas pela equipe do Programa Cidadão da Sedh cerca de 30 comunidades em mais de 20 municípios paraibanos. O objetivo é retirar documentação desta população e, posteriormente, inscrever as famílias em programas sociais.

“Este projeto junto às comunidades quilombolas tem como primeira etapa a retirada de documentação. Depois teremos o cadastramento das famílias no Cadastro Único do Governo Federal. Também faremos uma espécie de perfil destas famílias para levantarmos quais são os programas que elas ainda não têm acesso”, informou a secretária da Sedh, Aparecida Ramos de Meneses.

Capacitação de profissionais – Para a segunda etapa do projeto, que será a inscrição das famílias quilombolas no Cadastro Único, uma equipe de profissionais começou a ser capacitada nesta segunda (11) por técnicos da Sedh, que estão repassando informações sobre o preenchimento dos questionários.

O treinamento acontece no auditório da Secretaria até esta quinta-feira (14) para profissionais de mais de 20 municípios que têm comunidades quilombolas certificadas.

Cronograma de visitas – A visita aos municípios está sendo realizada pela equipe do Programa Cidadão que foi dividida em duas. Desta forma, nesta terça-feira (12), a visita será nas comunidades quilombolas dos municípios de São Bento (comunidade Contendas), Pombal (Os Rufinos e Os Daniel) e Tavares (Domingos Ferreira).

Na quarta-feira (13), será a vez dos municípios de Cajazeirinhas (Umburaninha/Vinhas/ e Diamante). Na quinta (14), os municípios visitados serão: Coremas (Negro das Barreiras/Mão Dágua/ Santa Tereza) e Cacimba (Serra Feia/Aracati). Na sexta-feira (15), o município de Livramento (Vila Teimosa/Sussuarana/Areia de Verão).