João Pessoa
Feed de Notícias

Sedh entrega filtros cerâmicos do Programa Viva Água na cidade de Pombal

quarta-feira, 31 de maio de 2017 - 17:34 - Fotos:  Alberto Machado/Secom PB

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (Sedh), por meio do Núcleo de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), deu continuidade ao Programa Viva Água, que visa assegurar a saúde da população que não tem a acesso à água potável, com a distribuição de filtros cerâmicos nas comunidades quilombolas e rurais. Esta semana a equipe esteve no município de Pombal, onde visitou as comunidades quilombolas rural e urbana, Dos Rufinos e Dos Daniel, respectivamente, onde foram entregues cerca de 170 filtros. A Sedh também distribuiu filtros cerâmicos nos municípios de São João do Rio do Peixe e Joca Claudino.

O Programa Viva Água, criado pelo Governo da Paraíba e desenvolvido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), foi iniciando em 2016, dentro do Plano Emergencial de Enfrentamento da Estiagem, e visa distribuir cerca de 10 mil filtros cerâmicos para as famílias da zona rural dos municípios que estão enfrentando o problema da estiagem. Este ano já foram entregues mais de 3 mil filtros.

A secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Aparecida Ramos de Meneses, destaca a importância e o alcance do Programa Viva Água. “Estamos entregando aos moradores algo que parece simples, mas que faz muita diferença e contribui para a melhoria da saúde das pessoas que sofrem com a escassez de água. O Programa de Construção de Cisternas é outro benefício que tem chegado a essas pessoas que enfrentam bravamente os problemas da falta de chuva”, afirmou.