João Pessoa
Feed de Notícias

SEDH entrega 180 computadores para Conselhos Tutelares nesta quarta

terça-feira, 28 de dezembro de 2010 - 15:53 - Fotos: 
A Paraíba ganha reforço na luta pela garantia dos direitos da criança e do adolescente. A secretária de Estado de Desenvolvimento Humano, Giucélia Figueiredo, entrega nesta quarta-feira (29), às 16h, no auditório da Fecomércio, em João Pessoa, 180 computadores para melhorar a infraestrutura de Conselhos Tutelares de 180 prefeituras.
Segundo Giucélia Figueiredo, os computadores serão as ferramentas para a instalação do Sistema de Informações para Infância e Adolescência (Sipia) na Paraíba. Durante todo este ano, a SEDH capacitou os conselheiros tutelares, na área de informática, para manusear o sistema. Para 2011, uma série de capacitações está programada para municípios do interior. O Sipia será apresentado aos prefeitos durante a solenidade de entrega dos equipamentos.

De acordo com Giucélia,  o programa já está pronto para atender todas as instituições que integram a rede de proteção de meninos e meninas. Com a implantação do Sipia nos Conselhos Tutelares, o Estado vai aderir ao Banco de Dados Nacional da Secretaria Nacional de Direitos Humanos sobre a violação dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Atuação dos conselheiros tutelares

O sistema vai quantificar a violência, registrando situações de negligência a abandono contra crianças e jovens. “Através disso, será possível identificar tanto o agredido como o agressor, gerando uma radiografia das violações”, explica Giucélia. Conselheiros tutelares, entre as Regiões de Mangabeira e Praia, em João Pessoa, já foram capacitados.

Para Giucélia, os computadores serão fundamentais para o trabalho de alimentar o banco de dados.“Os equipamentos vão agilizar a forma de atuação dos conselheiros tutelares e vai ajudar  no combate às agressões aos direitos infanto-juvenis”, afirmou.
 Através do Governo Federal, a Secretaria de Desenvolvimento Humano conseguiu uma suplementação de recursos para a compra de computadores e informatização de todos os Conselhos Tutelares da Paraíba.

 

Janaína Araújo, da Assessoria de Imprensa da SEDH