João Pessoa
Feed de Notícias

SEDH e o MT realizam na próxima quinta-feira a 2ª etapa de capacitação de 14 empresas

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010 - 15:20 - Fotos: 

A Secretaria do Estado do Desenvolvimento Humano (SEDH) e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) realizam, na próxima quinta-feira (4), a segunda etapa de capacitação de 14 empresas no Sistema Juventude Web do Programa Projovem Trabalhador- Juventude Cidadã.

As empresas a partir de agora deverão aprender como efetuar a frequência e fazer o acompanhamento do desempenho dos alunos nos 200 cursos de qualificação distribuídos em 68 municípios da Paraíba. A técnica do MTE, Monique Carneiro, é uma das convidadas que facilitará a capacitação dos responsáveis pelas empresas.

A secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Giucélia Figueiredo, também participará da reunião de avaliação com técnicos do MTE, Comitê Gestor do Projovem Trabalhador e a ONG Amazona, responsável pelo monitoramento das empresas sobre os primeiros resultados do Projovem Trabalhador no Estado.

Depois dessa segunda etapa, os jovens receberão os cartões do Banco do Brasil, onde poderão sacar a primeira parcela da Bolsa-Auxílio no valor de R$ 120,00. O programa prevê a liberação de um total de cinco parcelas, de acordo com a comprovação de 75% da frequência nos cursos. . O Sistema Juventude Web, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), vai gerenciar todas as contas bancárias dos alunos, frequência e capacitação.

Segundo o membro do Comitê Gestor do Projovem Trabalhador, Renildo Moraes, nesta segunda etapa será concretizado o processo de contribuição para geração de novas oportunidades de emprego e renda da juventude paraibana e possibilitar novos horizontes de garantia de direitos e redução da desigualdade social no Estado.

Primeira etapa – Na primeira etapa da capacitação foi concluído o cadastro no Sistema Juventude Web dos 6 mil jovens do Projovem Trabalhador. O Sistema Juventude Web, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), vai gerenciar as contas bancárias dos alunos.

Os jovens de 18 a 24 anos já estão na fase das aulas profissionais, após o período de qualificação social, onde aprenderam teorias sobre Direitos Humanos e Noções de Empreendedorismo.Os alunos participam de capacitação para atuar em áreas como Telemática, Administração, Alimentação, Construção e Reparo, Metalmecânica, Vestuário, Turismo e Hospitalidade, Gráfica, Arte e Cultura, Esporte e Lazer e Agroextrativismo. Mais de 20 mil fizeram inscrição para as seis mil vagas. A previsão para este ano é de criação de mais 15 mil vagas.
 

Janaína Araújo, da Assessoria de Imprensa da SEDH