Fale Conosco

13 de abril de 2012

Sedh e Cedca realizam Conferência Estadual da Criança e do Adolescente



A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (Sedh) e o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca) realizam, de segunda (16) a quarta-feira (18), a 8ª Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente. A abertura do evento será às 18h30, no Teatro Paulo Pontes, Espaço Cultural. Foram inscritas 1,1 mil pessoas de 110 municípios paraibanos.

A Conferência vai debater e definir as prioridades em políticas públicas para a infância nos próximos dez anos, com o tema “Mobilizando, Implementando e Monitorando as Políticas Públicas de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no Estado da Paraíba”. De acordo com a presidente do Cedca-PB, Sônia Maria, as conferências acontecem de dois em dois anos, na tentativa de consolidar e priorizar os programas e atendimentos voltados às crianças e adolescentes. “A ideia é que a sociedade e os órgãos públicos se envolvam efetivamente, tendo em vista a relevância do tema para a consolidação das políticas de atendimento às crianças e aos adolescentes na Paraíba”, disse.

Para ela, o evento é uma oportunidade para Estado e sociedade exercerem o controle social e deliberarem as demandas de políticas sociais para a infância, coletadas por meio dos relatórios das cidades paraibanas que realizaram as Conferências Municipais em 2011. Essas demandas vão compor um relatório para a Conferência Nacional, que será realizada em julho, em Brasília.

Programação – Na noite de abertura, a conferência contará com a presença de representantes do Conselho Nacional da Criança e do Adolescente (Conanda).

Na terça-feira (17), pela manhã, haverá leitura e aprovação do regimento, apresentação cultural e painel com o tema “Crianças e Adolescentes têm direito”. À tarde, terá exibição do vídeo “Conferência Musical: Cante a vida, celebre os direitos”. No último dia da Conferência serão escolhidos os delegados que representarão a Paraíba na edição nacional.

O evento também terá palestras no Centro Integrado de Tecnologia e Pesquisa (Cintep Faculdades), que fica na Rua Deputado Geraldo Mariz, número 849, em Tambauzinho.