Fale Conosco

15 de abril de 2013

Sedh discute sobre Sistema Único de Assistência Social em Lucena



A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (Sedh) participou, na manhã desta segunda-feira (15), em Lucena, de uma reunião da Rede de Proteção Integrada à Criança e ao Adolescente para discutir o Sistema Único de Assistência Social (Suas). A secretária da Sedh, Aparecida Ramos de Meneses, falou sobre o alcance do Sistema e a responsabilidade dos Governos federal, estadual e das prefeituras.

“Temos hoje a Política de Assistência Social que fortalece as ações sociais, que antes eram muito fragmentadas. O mesmo serviço de assistência social que acontece em São Paulo, por exemplo, também tem que ser oferecido aqui em Lucena”, frisou.

A mesa da reunião contou com o prefeito da cidade, Marcelo Monteiro, a promotora Rosa Cristina Carvalho e a juíza Graziela Queiroga, além de integrantes da rede de proteção e mais de 50 convidados, entre eles, representantes do Orçamento Democrático do Governo do Estado.

A juíza da cidade, Graziela Queiroga, ressaltou a importância dos serviços da assistência social no município. Ela citou que o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), que é coordenado pela Sedh, tem papel fundamental e auxilia a justiça em várias questões, entre elas a adoção.

O Creas atende a todo tipo de direito violado com uma equipe de profissionais formada por psicólogo, advogado, assistente social e educador social. 

18 de maio – Outro tema discutido durante a reunião foi o Dia Nacional de Luta contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que será celebrado em 18 de maio. Na ocasião, será realizada uma grande mobilização em Lucena com a parceria do Governo do Estado e várias entidades.