João Pessoa
Feed de Notícias

Sedh discute Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas em evento jurídico

quarta-feira, 22 de novembro de 2017 - 16:34 - Fotos:  Divulgação

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), por meio do Comitê Estadual de Enfrentamento ao Tráfico e Desaparecimento de Pessoas da Paraíba, participou nesta quarta-feira (22), da Semana de Atualização Jurídica, realizado pela Coordenação do Curso de Direito da Uninassau, quando discutiu a temática do Enfrentamento ao Tráfico e Desaparecimento de Pessoas na Paraíba.

A Sedh foi representada pela coordenadora do Comitê Estadual de Enfrentamento ao Tráfico e Desaparecimento de Pessoas da Paraíba, Vanessa Araújo de Oliveira Lima, que proferiu palestra acerca da atuação do Comitê. “Trata-se de mais uma ação do Comitê voltada para o Eixo da Prevenção. Um trabalho da Sedh dentro da Política de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. Importante por podermos informar o que é o tráfico, e divulgar as ações do nosso Comitê. Foi uma participação muito positiva, e fico muito feliz em ver que a política do tráfico de pessoas está sendo discutida por vários órgãos e instituições de ensino, o envolvimento de todos me faz acreditar no avanço e na necessidade de unir forças na luta contra o crime organizado”, afirmou Vanessa Lima.

Já a professora Patrícia Gama tratou em sua palestra sobre Tráfico: mercado humano. O tráfico de mulheres e crianças para fins de Exploração Sexual. Ela disse que o “assunto foge aos comumente tratados em sala de aula. O tráfico de pessoas é algo horrendo porque não é apenas um crime de privação de liberdade da pessoa traficada, mas destrói sonhos e perspectivas”.

Em sua explanação, Patrícia Gama lembrou que a Paraíba foi pioneira na implantação do programa DNA Prokids, que tem o objetivo de combater o tráfico de crianças e adolescentes por meio da identificação do DNA dos familiares de crianças desaparecidas. O programa foi implantado pela Secretaria de Estado da Segurança e Defesa Social, em parceria com a Universidade de Granada, Espanha.