Fale Conosco

5 de setembro de 2012

Sedh discute combate à fome e segurança alimentar no Distrito Federal



A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), por meio da coordenadora estadual de Inclusão Produtiva e Apoio aos Povos Tradicionais, Adelina Moreira, participou, no Distrito Federal, da Oficina Nacional sobre Segurança Alimentar e Nutricional. Também estiveram presentes no encontro o coordenador na Paraíba do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Ângelo Viana, além de representantes de mais 15 Estados brasileiros.

O objetivo foi levar ao Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) os projetos e ações implantados para combater a fome e promover a segurança alimentar e nutricional na Paraíba.  A adoção dessas políticas deve levar em conta as dimensões ambientais, culturais, econômicas, regionais e sociais de cada grupo que será oferecido e disponibilizado esse direito.

O Sistema Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional beneficia principalmente os usuários dos Restaurantes Populares disponíveis no Estado, do Programa de Aquisição de Alimentos (PPA), e da Inclusão Produtiva para os Povos Tradicionais.

Entre as ações de destaques recentemente implantadas está a assinatura do termo de adesão do governador Ricardo Coutinho ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar (SISAN), que aconteceu em Salvador, em novembro de 2011, durante a IV Conferência Nacional de Segurança Alimentar Nutricional.

De acordo com Adelina Moreira, a Oficina Nacional de Segurança Alimentar foi importante para construir uma nova visão acerca do tema: “Serviu para discutir as principais estratégias e desafios comuns entre os estados brasileiros na implantação do SISAN, além dos debates de fortalecimento dos programas e dos Conselhos Estaduais e Municipais de Segurança Alimentar. Bem como, a aproximação do tema com o âmbito acadêmico, a exemplo do estágio supervisionado em Serviço Social no Núcleo de Segurança Alimentar da Sedh”, destacou.