João Pessoa
Feed de Notícias

SEDH debate emprego, trabalho e renda com diretores e técnicos do Sine

terça-feira, 8 de novembro de 2011 - 15:40 - Fotos: 

A questão da intermediação da mão-de-obra, o seguro-desemprego e a qualificação social e profissional foram os temas abordados na manhã desta terça-feira (8) durante o seminário “Gestão Pública em Emprego, Trabalho e Renda, promovido o Sine-PB, que é ligado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (SEDH).

O evento aconteceu no Hotel JR e foi destinado a técnicos e gerentes dos 18 postos do Sine Estadual. O coordenador do Seguro Desemprego do Ministério do Trabalho, Márcio Borges, foi o palestrante.

Durante a explanação, o representante do Ministério falou sobre a necessidade da intermediação da mão de obra ser feita de maneira rápida e com o mínimo de custos. A intermediação é a situação em que o gestor deve buscar novos postos de trabalho junto às empresas.

“Reunimos os gestores do Sine, escutamos as experiências e trocamos ideias. Também acrescentamos que os gestores têm que buscar postos de trabalho e não só ficar esperando as empresas”, disse a coordenadora estadual do Sine, Dayse Bezerra Farias. A sede do Sine em João Pessoa conta com um cadastro de 200 empresas.

Sine na PB – Na Paraíba existem 18 postos do Sine Estadual e mais um está em implantação em Pombal, para atender a 10 municípios da região. “A publicação saiu no Diário Oficial, mas estamos procurando um prédio para instalar a unidade”, afirmou Dayse Farias.

O Sine Estadual existe nos municípios de Alagoa Nova, Araruna, Bayeux, Cabedelo, Catolé do Rocha, Cajazeiras, Campina Grande, Esperança, Guarabira, João Pessoa, Itaporanga, Mamanguape, Monteiro, Patos, Santa Rita, Sapé, Sousa e Teixeira.

Qualificação – O Sine Estadual qualificou este ano por meio do Plano Territorial de Qualificação (PlanteQ) 1.009 pessoas em 33 municípios com cursos profissionalizantes. A meta para o próximo é expandir a capacitação para mais municípios.