João Pessoa
Feed de Notícias

Sedh conclui visitas para divulgar serviço especializado dos Creas Regionais

quinta-feira, 24 de maio de 2012 - 10:42 - Fotos:  Severino Pereira/Sedh

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (Sedh) conclui esta semana a etapa de visitas aos Centros de Referência Especializados da Assistência Social (Creas Pólos Regionais). A equipe realiza reuniões para falar sobre os serviços oferecidos nos Centros como atendimento psicossocial, jurídico e realização de palestras.

Na ocasião, os municípios vinculados e referenciados assinam o Termo de Adesão para formalizar a oferta do serviço e conhecem a reorganização da regionalização dos Creas na Paraíba. Em todo o Estado, existem 92 Creas, 20 regionais e 72 municipalizados.

Até esta sexta-feira (25), serão visitados os 20 Creas Pólos Regionais da Paraíba que juntos atendem a 153 municípios. “As reuniões têm sido produtivas porque os municípios se comprometem em dar a sua contribuição para que os Creas funcionem e a população tenha acesso”, destaca a coordenadora estadual do Creas, Madalena Dias.

Ela também ressaltou que o momento é de socialização do serviço para que todos possam recorrer aos Creas quando existir qualquer violação de direitos. Entre elas, abuso e exploração sexual contra criança e adolescente, que ano passado registrou 1.094 casos.

Municípios visitados – Esta semana, a meta da Sedh é visitar as cidades de Triunfo, São José de Piranhas, Santa Cruz, Malta e Riacho dos Cavalos. No mês de abril e início de maio, foram percorridos os municípios de Alagoinha, Araçagi, Areia, Barra de São Miguel, Barra de Santa Rosa, Cacimba de Dentro, Camalaú, Ibiara, Lagoa Seca, Lucena, Olho D’água, São José dos Cordeiros, Salgado de São Félix, Tavares e Várzea.

Estrutura – Os Centros Regionais foram estruturados pelo Governo do Estado por meio da Sedh e recentemente foi realizada a compra de 20 veículos, com recurso do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep), para possibilitar melhores condições de trabalho.

A coordenação do Creas Pólo Regional de Várzea, no Sertão da Paraíba, que atende a oito cidades (quatro vinculadas, três referenciadas e o município pólo), ressaltou a importância de estruturar o equipamento.

“Hoje os Creas Regionais têm outra cara, estamos com um automóvel como instrumento a mais para atender a população dos municípios vinculados e referenciados. Sem falar que a visita que a Sedh fez deixa os técnicos mais estimulados”, avalia a coordenadora do Creas de Várzea, Fabiana Lígia Lopes Damaceno.

Segundo ela, a equipe tinha dificuldade de visitar a comunidade do assentamento São Vicente de Várzea, mesmo com o apoio da prefeitura.  “Nesta comunidade, por exemplo, temos casos de negligência contra crianças, adolescentes e idosos e eles não vinham até o Creas. Agora, depois das visitas ao local, eles estão sabendo do serviço e procuram o atendimento”.