João Pessoa
Feed de Notícias

SEDH conclui cadastro no Sistema Juventude Web para pagar bolsa do Projovem Trabalhador

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010 - 16:24 - Fotos: 

A Secretaria do Estado do Desenvolvimento Humano (SEDH) concluiu o cadastro no Sistema Juventude Web dos seis mil jovens do Programa Projovem Trabalhador. O Sistema Juventude Web, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), vai gerenciar as contas bancárias dos alunos, que receberão uma bolsa auxílio de R$ 120,00 durante cinco meses, mediante comprovação de 75% de frequência nas aulas dos cursos de capacitação oferecidos no Projovem Trabalhador.
        
Segundo o membro do Comitê Gestor do Projovem Trabalhador, Renildo Morais, o governo do Estado realizou a capacitação das 14 empresas executoras do programa na Paraíba para conhecer o sistema e realizar o cadastro dos alunos. “ O MTE deu prazo de 15 dias para inserção dos nomes no cadastro e as equipes já concluíram”, disse.
        
A partir de agora o Juventude Web, além de gerenciar as contas correntes, vai informar freqüência, atividades realizadas e pagamentos. A liberação da bolsa auxílio só vai acontecer após a geração de cartões pelo Banco do Brasil, que abrirá as seis mil contas. “Caso o município não tenha agência bancária do BB, o aluno deverá procurar o município mais próximo para abertura da conta. Após isso, ele será informado sobre a liberação do recurso pelo próprio sistema”, informa Renildo.
         
Os jovens de 18 a 24 anos já estão na fase das aulas profissionais, após o período de qualificação social, onde aprenderam teorias sobre Direitos Humanos e Noções de Empreendedorismo.Os alunos participam de capacitação para atuar em áreas como Telemática, Administração, Alimentação, Construção e Reparo, Metalmecânica, Vestuário, Turismo e Hospitalidade, Gráfica, Arte e Cultura, Esporte e Lazer e Agroextrativismo. Mais de 20 mil fizeram inscrição para as seis mil vagas. A previsão para este ano é de criação de mais 15 mil vagas.

 Janaína Araújo, da Assessoria de Imprensa da SEDH