Fale Conosco

29 de fevereiro de 2012

Sedh capacita técnicos do Programa de Aquisição de Alimentos



Nesta quinta-feira (1º), a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (Sedh) realiza uma capacitação para os técnicos da Empresa Paraibana de Abastecimento e Serviços Agrícolas (Empasa) que prestam assistência técnica e rural ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O objetivo é apresentar o processo de compra aos pequenos agricultores e as doações para as entidades e programas sociais que recebem os alimentos. O treinamento também será para servidores e estagiários do PAA.

Segundo a coordenadora do PAA, Adelina Moreira, que vai ministrar a capacitação, é necessário que os engenheiros, assim como todos os servidores e estagiários do Programa, estejam integrados. “Precisamos ter a consciência de que o PAA é um programa que beneficia o pequeno agricultor e aqueles que estão em situação de insegurança alimentar. Devemos trabalhar na perspectiva do direito, afastando o caráter de favoritismo ou clientelismo”, frisou Adelina. As primeiras compras devem começar a acontecer no final de março.

PAA – O Programa de Aquisição de Alimentos é uma das ações do Fome Zero e promove o acesso ao alimentos para as populações em situação de insegurança alimentar e promovendo a inclusão social e econômica no campo por meio do fortalecimento da agricultura familiar. Na Paraíba, ele funciona com uma parceria entre o Ministério do Desenvolvimento e Combate à Fome (MDS) e o governo paraibano.

No Estado, foi feito um recadastramento do PAA, que hoje atende 14 municípios, com 471 agricultores cadastrados, e distribui alimentos para cerca de 100 instituições e programas sociais, como o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), o Pró-jovem Adolescente, os Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e associações de moradores, entre outras.

Estão programadas, ainda, palestras sobre alimentação saudável, direitos sociais e assistência técnica para as entidades e agricultores beneficiados pelo Programa.