João Pessoa
Feed de Notícias

Sedh capacita técnicos do PAA para compra a pequenos agricultores rurais

quinta-feira, 1 de março de 2012 - 10:46 - Fotos:  Pereira/Sedh

Os técnicos da Empresa Paraibana de Abastecimento e Serviços Agrícolas (Empasa) que prestam assistência técnica e rural ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (Sedh), estão sendo capacitados na manhã desta quinta-feira (1º), no auditório da Sedh. Na ocasião, os servidores e estagiários do PAA também participam do treinamento. As primeiras compras do programa devem começar até o final de março.

A coordenadora do Núcleo de Segurança Alimentar da Sedh, Jacileide Lopes, destacou a importância que o programa tem para garantir o acesso à alimentação da população. “É obrigação legal do Estado atuar, por meio de políticas públicas de segurança alimentar e nutricional, para garantir o acesso das famílias ao alimento. A agricultura familiar tem forte papel na economia das pequenas cidades e responde por uma parcela significativa da produção de alimentos, tornando-se fundamental para garantir a segurança alimentar de quem vive situação de vulnerabilidade”, destacou.

PAA – Este ano o Programa vai atuar em 14 municípios paraibanos, beneficiando 471 agricultores que estão sendo cadastrados. Cerca de cem entidades e programas sociais receberão o material adquirido pelo PAA.

Segundo a coordenadora do programa na Paraíba, Adelina Moreira, a capacitação para os técnicos da Empasa e funcionários que atuam no PAA visa apresentar o processo de compra dos pequenos agricultores e as doações para as entidades e programas sociais que recebem os alimentos. “É necessário que os engenheiros, assim como todos os servidores e estagiários do programa, estejam integrados, pois o PAA beneficia o pequeno agricultor e aqueles que estão em situação de insegurança alimentar”, destacou.